Lisboa |
Encontro ‘Queremos acolher uma família de refugiados!’
Queremos acolher Jesus
<<
1/
>>
Imagem

Na sequência do desafio lançado pelo Papa Francisco para que cada paróquia acolha uma família de refugiados, as paróquias de Algés e Cruz Quebrada estão a dinamizar as suas comunidades para o acolhimento de duas famílias de refugiados, uma por paróquia, através de um Ciclo de Encontros preparatórios.

 

Com o tema ‘Queremos acolher uma família de Refugiados!’, o ciclo é preparado por um Grupo de Trabalho dessas comunidades e realiza-se no Centro Pastoral de Miraflores, pretendendo abordar, numa perspetiva cristã, os desafios que se colocam à necessidade de acolhimento e proteção dos refugiados.

Após um primeiro encontro de enquadramento da maior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial, dinamizado pelo pároco de ambas as paróquias, cónego Daniel Batalha Henriques, e pela jurista Ana Varela, com vasta experiência na área, teve lugar, no passado dia 26 de novembro, o segundo encontro, no rescaldo dos atentados de Paris, que se iniciou com a peça de teatro ‘Vento de Leste’, peça autobiográfica, baseada no testemunho da atriz Natasha Marjanovic, que sobreviveu à guerra na ex-Jugoslávia e viveu os desafios de integração em Portugal.

Seguiu-se um debate, moderado pelo jornalista da SIC Paulo Nogueira, que contou, para além do testemunho de Natasha, com a participação do pároco e do casal Pedro Barbas Homem e Maria de Fátima Mata-Mouros Homem, respetivamente diretor do Centro de Estudos Judiciários e magistrada do Tribunal Constitucional. Durante o debate, recordou-se a mensagem do Papa João Paulo II ‘Não tenhais medo’, pois os refugiados são vítimas de terrorismo no país de origem e de redes criminosas no trajeto de fuga até à Europa, tratando-se de pessoas muito vulneráveis. Recordou-se ainda, neste tempo de Advento, que Jesus, nascido em Belém, foi, Ele próprio, um refugiado. Acolher uma família de refugiados é acolher a Sagrada Família, é acolher Jesus!

 

_______________


O Ciclo de Encontros encerra com um evento comemorativo por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro, e conta com a reflexão do professor Adriano Moreira, em data e hora a divulgar oportunamente.

texto e fotos do Grupo de Trabalho ‘Queremos Acolher uma Família de Refugiados!’
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES