Lisboa |
IDFC – Instituto Diocesano da Formação Cristã
Formação para todos
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da direção do IDFC – Instituto Diocesano da Formação Cristã, cónego António Janela, espera que “a Escola de Leigos desenvolva um ano de formação para a Missão, em função da caminhada sinodal e pela vivência efetiva do Ano da Misericórdia”.

 

Criado em 2009, pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o IDFC apresentou o programa para o ano formativo 2015/2016 (http://idfc.patriarcado-lisboa.pt), através dos cinco organismos que o constituem: Escola de Leigos; Formação a Distância; Escola Diocesana de Música Sacra; Escola de Oração de São José; e Centro de Estudos Pastorais. A Escola de Leigos, que celebrou 25 anos de existência em 2013, tem disponível formação em diversas paróquias da diocese, sendo que as atividades iniciam no próximo dia 12 de outubro. Este ano é a paróquia de Olivais Sul que recebe o 1º ano da formação de longa duração, com o lançamento do 1º semestre, ‘Propedêutica Bíblica’, coordenado pelo padre Nuno Tavares. A Escola de Leigos oferece formação de longa duração, com a Iniciação Bíblico-Teológica, e formação de curta duração, com Cursos Específicos e que se realizarão em diversos locais. A Escola de Leigos tem também disponíveis diversos Módulos, que podem ser pedidos pelas paróquias e pelos diversos movimentos eclesiais da Diocese.

Por sua vez, a Escola Diocesana de Música Sacra, nas palavras do padre Diamantino Faustino, “inicia o novo ano formativo com renovada expetativa na ajuda aos coros paroquiais com a formação semanal de cantores e organistas. A realização das jornadas corais de música sacra será um dos marcos do calendário da escola”.

texto por Sérgio Franclim, IDFC
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES