Lisboa |
Eleições
Juristas Católicos apelam a voto esclarecido
<<
1/
>>
Imagem

A Associação dos Juristas Católicos apelou, esta semana, à “participação consciente e esclarecida de todos os eleitores” nas próximas eleições.

 

Em comunicado, a associação católica apela à participação nas eleições e incentiva a reflexão sobre algumas “questões de relevo ético que muitas vezes são quase silenciadas”. Assim, a organização chama a atenção para o respeito pelo “direito à vida, desde a conceção até à morte natural” e apela a uma sociedade capaz de cuidar da dignidade da pessoa humana como “um valor absolutamente fundamental”. Por isso, “a abertura ao outro, ao estrangeiro, ao imigrante, ao pobre, à viúva ou ao órfão, a caridade e a atenção ao próximo, seja o vizinho seja o refugiado”, é fundamental, como refere a nota.

O comunicado, que tem como objetivo tornar o apelo da Associação dos Juristas Católicos presente “nos debates da campanha e nos critérios de voto”, chama ainda a atenção para a salvaguarda de algumas obrigações estatais, tal como a garantia que cada família receba “todos os apoios” que sejam da competência do estado, de forma a salvaguardar “o incremento da natalidade, que já quase todos reconhecem como prioritário”.

A direção da Associação dos Juristas Católicos defende ainda  o “direito das crianças a crescerem com as referências de um pai e uma mãe”, elegem a erradicação da pobreza como prioritário e defendem a possibilidade de os pais escolherem o tipo de ensino dos seus filhos, não ficando “dependente dos recursos económicos”.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES