Lisboa |
Em Torres Vedras
Cardeal-Patriarca inaugurou estátua ‘São Pedro’
<<
1/
>>
Imagem
O Largo de São Pedro, em Torres Vedras, tem, desde o passado dia 29 de junho, uma nova estátua ‘São Pedro’, que foi inaugurada por um filho da terra, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

 

Feita de bronze, a estátua ‘São Pedro’ tem as dimensões 260x65x80 cm e é da autoria do artista João Castro Silva. “A composição da figura centra-se na ideia de uma estrutura que resiste às forças adversas da natureza, quase que como uma figura de proa de um barco. Inclinada, em atitude de força contra o vento e preparada para afrontar as intempéries. Com os pés bem assentes na terra, este São Pedro baseia a sua forma na pirâmide, símbolo da síntese, da ideia, e da dimensão espiritual. Em que a base é a multiplicidade, a dispersão e o caos, e o topo o mundo dos princípios e da unidade”, explicou o autor da estátua ao Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras, referindo ainda o que foi pensado para o largo na cidade torreense: “Ao nível da integração no espaço de implantação colocou-se a figura em posição frontal à zona de ventos dominantes da praça, contextualizando forma e conceito. Numa relação próxima com a população, optámos por não colocar o Santo numa base ou pedestal – utilizamos para esse efeito o plano sobrelevado do jardim de oliveiras do lado direito da igreja – é uma visão mais humanística de um Santo que é Pedro, uma pessoa que se vê glorificada pelos atos que realiza enquanto Homem”.

A cerimónia de inauguração, que decorreu no dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo, contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel.

 

foto: Jornal Badaldas

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES