Lisboa |
33ª Bênção de Finalistas de Lisboa
“Nunca se esqueçam da vossa terra”
<<
1/
>>
Imagem
Video

Na cerimónia de bênção das fitas dos universitários de Lisboa, o Cardeal-Patriarca desejou boa sorte aos finalistas, apelando aos jovens para nunca esquecerem a sua terra e as suas raízes.

 

“Durante a nossa celebração, como estamos aqui num corredor aéreo, isto lembrou-me que, porventura, vários de vós seguirão as vossas vidas profissionais e os vossos estudos fora de Portugal. Mas nunca vos esqueçais da vossa terra, que eu garanto que por mim e por muita gente boa que aqui está em Portugal, também não se esquece de nenhum de vocês e que tudo fará para que a vossa vida, cá ou lá fora, seja coroado de êxito e à altura dos vossos sonhos”, garantiu D. Manuel Clemente, na manhã do passado dia 16 de maio, na Alameda da Cidade Universitária. “Aqueles que partem voltam e mesmo os que estão fora estão dentro, quer pelo seu interesse quer pelo nosso interesse também. Para todos vós, de ida ou de volta: boa viagem”, desejou o Cardeal-Patriarca de Lisboa na 33ª Bênção de Finalistas da Diocese de Lisboa, que teve como lema-compromisso ‘Partilhar o saber, construir a Alegria’.

Na homilia da celebração, organizada pela Pastoral Universitária, D. Manuel Clemente tinha pedido aos finalistas para serem “construtores de uma casa para todos”, concretizando o sonho de Deus de um “mundo solidário” e de “uma só família”. “Precisamos fazer do mundo a casa de nós todos: daqueles que trabalham e dos que não trabalham, dos que têm casa e dos que não têm, dos que têm saúde e dos que não têm e que tantas vezes encontram dificuldades em a recuperar por falta de meios financeiros e humanos”, afirmou o Cardeal-Patriarca, perante cerca de 4.500 finalistas de 49 escolas e uma assembleia de professores e funcionários das diversas escolas, pais, familiares e amigos estimada em perto de 50 mil participantes.


_____________


Transmissão inédita pelo site do Patriarcado

Pela primeira vez, a Bênção dos Finalistas Universitários de Lisboa teve transmissão em direto através do site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt). A transmissão foi assegurada pelo Departamento da Comunicação da diocese e pode ser revista através da página www.youtube.com/patriarcadolx.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES