Lisboa |
‘terça.com’ com D. Manuel Clemente
“A evangelização fecunda a cultura e valoriza a realidade”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca destacou o papel da evangelização na cultura e na valorização da realidade, num encontro da ‘terça.com’ sobre fé e cultura, no dia 28 de abril, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.

 

Perante uma sala composta maioritariamente por jovens, D. Manuel Clemente partilhou uma dúvida que o inquietava enquanto criança: “Se havia tanta vontade da parte de Deus de preparar este encontro com a humanidade, porquê que não o fez antes? Ou porque não o fez depois?”. Para o Cardeal-Patriarca, o “Deus que se fez pequenino” é compreendido de formas novas. “Cada geração que se sucede, cada presença que está no mundo, onde se vai adquirindo pensamento, compreensão das coisas, maneira de viver e conviver, vai retomando esta compreensão e percebe-se que ali nasce um botão que vai abrindo até encher de folhas o universo inteiro”, salientou, num encontro intitulado ‘A Igreja, um Povo com muitos Rostos’. “Na própria Europa, o Evangelho foi fazendo um longuíssimo trabalho de inculturação. Como o fez no sítio onde nasceu”, lembrou D. Manuel Clemente, frisando que “a evangelização fecunda a cultura e faz valorizar a realidade de uma maneira muito original”.

Na ‘terça.com’ (http://tercas.weebly.com), organizada pelo Sector da Animação Vocacional, Sector da Juventude e Sector da Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa para jovens a partir dos 16 anos, o Cardeal-Patriarca de Lisboa destacou ainda a “novidade” da comunidade no cristianismo. Uma vida comunitária cuja “partilha da experiência única da presença de Cristo tem várias materializações”. “Todos têm caras diferentes, mas se começamos a lidar com aquela família, percebemos que eles são todos parecidos. O que interessa é o espírito da família, o ambiente a maneira de estar e de conviver”, garantiu.

texto e foto por Clara Nogueira
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES