Lisboa |
Almoço/debate da Associação dos Juristas Católicos
“Conto, na primeiríssima linha, com as associações profissionais católicas”
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa deseja promover na diocese um encontro com “todas as associações profissionais católicas”. D. Manuel Clemente foi o convidado do 2º almoço/debate da Associação dos Juristas Católicos, que decorreu no passado dia 21 de novembro, na paróquia de São Nicolau, na Baixa lisboeta.


Perante dezenas de juristas católicos, o Patriarca falou da importância das associações católicas, em especial após o Concílio Vaticano II. “Os documentos do Concílio Vaticano II desenvolvem uma teologia em que o apostolado laical não decorre de um mandato da hierarquia mas do sacramento do Batismo e da Confirmação, para darem testemunho da sua fé no mundo e na variedade dos ambientes. A evangelização do mundo é função de todos os discípulos de Cristo, batizados e confirmados no Espírito Santo”, frisou D. Manuel Clemente, reforçando o papel das associações profissionais católicas: “Ser associação é ser um grupo de gente que se acompanha com uma finalidade comum, a de levar o Evangelho onde precisa de ser levado para ser a Boa Nova para muita gente, em muitas situações. Temos trabalhar muito esta sã teologia do Concílio Vaticano II que recupera a vivência dos primeiros séculos cristãos”.

Na sua intervenção, após a Eucaristia e o almoço, o Patriarca pediu a colaboração das associações católicas na reflexão que será feita sobre o Sínodo sobre a Família, proposto pelo Papa Francisco. “A Conferência Episcopal Portuguesa vai lançar às associações católicas, em particular àquelas mais ligadas à temática da ‘Família’, e das quais a Associação dos Juristas Católicos tem um papel importante, o desafio de pedir um parecer sobre as preposições apresentadas. O Papa Francisco não as apresentou como conclusão. É o estado da reflexão mas que é para continuar”, lembrou.

No final do 2º almoço/debate desta associação, D. Manuel Clemente desafiou os juristas católicos. “Na sociedade portuguesa de hoje, no debate e não-debate que na nossa sociedade se faz e que interessa a todos, conto, na primeiríssima linha, com as associações profissionais católicas”, frisou o Patriarca de Lisboa, que também anunciou a intenção de organizar, em Lisboa e em data a confirmar, um congresso que reúna as associações profissionais católicas.

texto e fotos por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES