Lisboa |
APFN
“Aumento da natalidade é possível”
<<
1/
>>
Imagem
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) considera que “há potencial em Portugal para uma duplicação dos nascimentos nos próximos três anos”.

 

Em comunicado, a associação lembra os dados do INE publicados naquela semana, que referiam que “cerca de 21% das mulheres e homens em idade fértil pensam ter um filho nos próximos três anos”. “Em 2013, o ano do inquérito, existiam 2.259.353 mulheres e 2.522.419 homens em idade fértil em Portugal. Caso 21% desta população (21,8% das mulheres e 20% dos homens) venha a ter um filho nos próximos três anos, o número total de nascimentos neste período estará próximo dos 500.000, cerca de 165.000 nascimentos por ano, o que representa o dobro do atual número de nascimentos”, frisa a APFN, apelando a políticas que defendam a família: “Parece à APFN ficar claro que caso venham a existir no nosso país políticas públicas adequadas às necessidades das famílias que querem ter filhos, será possível atingir o índice de fecundidade de 2,1 e assegurar o retorno à sustentabilidade demográfica”.

Neste comunicado, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas sublinha outro dado do inquérito que salienta que “o número desejado de filhos é de 2,31 filhos mas o número médio de filhos registado entre os inquiridos é de 1,03”. “A APFN regozija-se com estes resultados e espera que, muito em breve, possam ser criadas condições para que esta intenção dos portugueses se revele possível”, termina a nota da associação.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES