Lisboa |
VIII Encontro dos Reitores dos Santuários
Há mais procura dos santuários devido à crise
<<
1/
>>
Imagem
A crise tem levado mais pessoas aos santuários portugueses. A conclusão foi apresentada no início do VIII Encontro dos Reitores dos Santuários, que decorreu esta semana, em Fátima.

 

“De uma maneira geral, a todos os santuários acorrem milhares de pessoas anualmente. E, com esta crise económica, os santuários, como lugares privilegiados do religioso, são mais procurados", afirmou o presidente da Associação dos Reitores dos Santuário, padre Sezinando Alberto. Considerando que os reitores dos santuários não podem "descurar" esta procura, este responsável defendeu a importância de "cuidar do espaço, cuidar do acolhimento para que as pessoas se sintam realmente acolhidas e, também, de certa forma, sentirem o conforto que vem do divino". "Numa altura difícil, em que estão desencantadas pelas promessas dos homens, às vezes só lhes resta voltarem-se para o conforto de Deus", declarou, adiantando: "Esta situação leva muitas pessoas a interrogarem-se sobre a sua existência".

 

Formação e projetos

O presidente da Associação dos Reitores dos Santuários considerou também que a formação é essencial para quem recebe e para quem visita um santuário. “Como Igreja que somos, temos de saber acolher aqueles que se dirigem até aos santuários”, uma vez que “uma grande parte dos locais religiosos que são visitados em Portugal são os santuários”. O VIII Encontro dos Reitores dos Santuários, que teve como tema ‘Como visitar uma Igreja: interpretar e comunicar o Património Religioso’ e que contou com a parceria do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, procurou, por isso, “dar formação a quem recebe os visitantes nos santuários”.

Para 2014, a Associação dos Reitores dos Santuários tem alguns projetos que quer desenvolver, como “o livro Santuários de Portugal, com 400 páginas, que já está na fase de correções” e que “vai ser publicado em breve”. Um desdobrável informativo para cada santuário “com design e grafismo iguais” mas com conteúdos “diferentes e dedicados a cada um dos santuários” é outro projeto que está a ser preparado em parceria com o Secretariado dos Bens Culturais, acrescentou o padre Sezinando Alberto. Outra parceria é a que a associação estabeleceu com a Obra Nacional da Pastoral do Turismo, a fim de criar “pequenos roteiros” para os turistas que chegam aos santuários.

 

Informações: www.santuariosdeportugal.pt

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES