Lisboa |
‘A fé do avesso’
É fundamental reconduzir a fé cristã à “vida, palavra e atitudes de Jesus”
<<
1/
>>
Imagem
O Patriarca de Lisboa considera fundamental reconduzir a fé cristã à “vida, palavra e atitudes de Jesus de Nazaré”. Num debate na Universidade Católica Portuguesa com o psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Isabel Stilwell, intitulado ‘A fé do avesso’ e que foi transmitido pela rádio Antena 1, D. Manuel Clemente destacou a “matriz cristã” da sociedade portuguesa e defendeu a necessidade de que fé e ciência se possam “encontrar mais à frente” para sair de “grandes encontrões”. “Julgo que nos temos de encontrar mais à frente, no sentido de um saber mais humano”, insistiu, propondo a substituição da “ideia de domínio pela ideia de relação”. Durante a conversa, o Patriarca declarou ainda que “a dúvida é amiga da fé” no sentido em que questiona respostas que “talvez tenham sido apressadas”. As interrogações “humanas”, acrescentou, levam a “reapropriações sucessivas” da figura de Jesus, que “recuperam a relação mais a fundo”.

Definindo o inferno como “a falta dos outros”, D. Manuel Clemente declarou que há um “núcleo de convicções básicas de solidariedade” que deve “vir ao de cima” na Europa e na atuação dos organismos internacionais. O Patriarca de Lisboa deixou ainda um elogio a quase um “milénio de sobrevivência” do povo português. “O que me dá confiança em Portugal não é propriamente as nossas grandes vitórias, é a maneira como ultrapassamos as derrotas”, referiu.

Sobre o Papa Francisco, D. Manuel Clemente sublinhou que o Santo Padre se tem apresentado ao mundo como alguém “muito consistente, muito autêntico” que tem sabido atrair as pessoas. “As pessoas reconhecem uma autenticidade”, declarou.

foto por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES