Lisboa |
Mensagem vídeo de D. Manuel Clemente
Patriarca de Lisboa convida fiéis a ter o comportamento pastoral de Jesus Cristo
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Patriarca de Lisboa considera que a fé em Jesus Cristo “significa compartilhar da Sua vida, do Seu coração, das Suas disposições pastorais em relação a tudo e a todos”.

 

Numa mensagem vídeo publicada esta semana no site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt), D. Manuel Clemente sintetiza o tema do novo ano pastoral para a Diocese de Lisboa, ‘A fé atua pela caridade’, e lembra que esta afirmação “é uma afirmação do Novo Testamento mas é uma verdade absoluta da nossa fé e da nossa maneira de estar na vida”.

No passado dia 7 de julho, aquando da entrada solene como novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente apontava “o acolhimento e a missão” como linhas programáticas do programa pastoral que agora está a começar, e que se traduz, refere, “no estarmos na Igreja ou estarmos no mundo com os sentimentos de Jesus Cristo que se condensam na palavra caridade”. “O amor começa no coração de Deus e por isso mesmo se concretiza em cada necessidade do próximo”, salienta o Patriarca de Lisboa, reforçando que a caridade é a fé “posta em prática” e “não se trata apenas de uma virtude contemplativa, mas algo que nos faz ter um outro comportamento: exatamente o comportamento de Deus, o comportamento pastoral de Jesus Cristo”.

 

Acolhimento e missão

Nesta curta mensagem em vídeo, da responsabilidade do Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente explica, ainda, o sentido do acolhimento e da missão: “Acolhermo-nos uns aos outros porque todos nos sentimos acolhidos por Deus na casa comum do nosso Pai; e depois missão, para que esse acolhimento se alargue para fora dos nossos templos no acolhimento ativo de tudo e de todos, das necessidades dos nossos concidadãos, dos nossos contemporâneos para lhes levar o que recebemos de Deus ou seja, a caridade de Cristo”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES