Lisboa |
‘Credo - Arte e expressão da Fé’
Claustros mostram o Credo
<<
1/
>>
Imagem
Apresentar as várias expressões artísticas do Credo. É este o objetivo da exposição temporária ‘Credo - Arte e expressão da Fé’, que o Administrador Apostólico do Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo, inaugurou no passado dia 27 de maio.

 

Patente nos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, a mostra integra-se no Ano da Fé e é composta por treze roll-ups sobre o Credo. “A pequena mostra que agora apresentamos tem como objetivo ajudar-nos a celebrar um pouco melhor o Ano da Fé através de uma leitura dos artigos do Credo, partindo do Símbolo dos Apóstolos. Cada um dos artigos é acompanhado por uma imagem ilustrativa do mesmo, procurando fazer uma leitura que nos centre na dimensão de cada um dos pontos centrais e fundamentais da nossa fé”, informa um comunicado da organização.

Todas as imagens reproduzidas na exposição ‘Credo - Arte e expressão da Fé’ foram fotografadas em igrejas da capital portuguesa. “Procurou-se escolher imagens, desde pintura a estaque, ourivesaria ou azulejaria, da Diocese de Lisboa, apesar da dificuldade em encontrar imagens que exprimam concretamente o conteúdo de cada artigo dada a sua forte dimensão espiritual. No entanto, desde os primórdios, a arte cristã conseguiu fazê-lo. Esta breve exposição pretende apenas ser uma ajuda a visualizar o que muitas vezes podemos apenas conceptualizar. A arte tem esta função catequética mas também celebrativa. Quando professamos a Fé estamos a celebrá-la. «Ver» o que professamos pode ajudar-nos a celebrá-la melhor”, acrescenta a nota.

Segundo informa o Patriarcado de Lisboa, o suporte digital desta exposição – que estará aberta ao pública até ao final do Ano da Fé, em novembro – será posteriormente disponibilizado a todas as paróquias que o desejem, para alguma iniciativa local.

 

‘A Fé na Caridade’

A outra exposição temporária organizada por ocasião da Semana da Fé – ‘A Fé na Caridade’ –, pretende divulgar como, no Patriarcado de Lisboa, a fé se tem manifestado nos gestos de solidariedade e caridade, quer através da ação institucional, quer através das ações espontâneas dos crentes. Estará patente no Centro Comercial Fonte Nova, em Benfica, entre os dias 2 e 14 de junho. O Cardeal Policarpo inaugura esta mostra no dia 3 de junho, pelas 16h.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES