Lisboa |
Assembleia Plenária da CEP
Bispos expressam sentimentos de solidariedade e compromisso com todos os portugueses
<<
1/
>>
Imagem

Os bispos portugueses “expressam sentimentos de solidariedade e compromisso com todos os portugueses, bem como a certeza duma presença eclesial ativa na resposta aos graves problemas que a todos afetam”.

 

Segundo o comunicado final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que reuniu em Fátima de 8 a 11 de abril, os prelados “manifestam a sua proximidade junto dos que encontram mais dificuldade em viver dignamente, por si e pelas suas famílias” e lembram que “sem esquecer outras iniciativas, as obras sociais da Igreja têm sido uma resposta concreta para ajudar as pessoas na atual crise”. Os bispos “apelam aos nossos governantes e a todos os responsáveis políticos e sociais para que tenham muito em conta as circunstâncias especiais da crise que atravessamos, quer pela grande dependência externa quer pela profunda mudança política e económica do mundo em geral”. Isto requer “grande disponibilidade para superar divergências legítimas e encontrar consensos básicos, dando prioridade ao bem comum da sociedade, com particular atenção aos mais pobres e aos desempregados”.

A CEP recorda também o pedido do Papa Francisco a D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, “para consagrar o seu ministério pastoral, como sucessor de Pedro, a Nossa Senhora de Fátima” e informa que a consagração “será feita pelo Presidente da CEP, inserida na peregrinação do próximo dia 13 de maio”. “Todo o povo de Deus é convidado a aderir a esta consagração, em oração pelo serviço pastoral do Papa Francisco”, pedem os bispos.

 

Notas pastorais

A Assembleia aprovou a Nota Pastoral ‘A força da família em tempos de crise’, com os bispos a lembrarem que “a família é apresentada como um bem insubstituível, fonte básica do capital humano, social e espiritual de uma sociedade, a primeira e mais básica de todas as instituições”. Foi igualmente aprovada a Nota Pastoral ‘Promover a renovação da Pastoral da Igreja em Portugal’, onde “se encontram as linhas mestras da concretização de um largo processo de sensibilização e consultas aos mais diversos níveis: dioceses e congregações, movimentos e obras apostólicas, conselhos pastorais e conselhos presbiterais”.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES