Lisboa |
A 8 de Dezembro
Seminário de Penafirme celebra padroeira
<<
1/
>>
Imagem

Eucaristia, jantar convívio e sessão cultural com música e teatro foram os ingredientes da Festa do Seminário de Nossa Senhora da Graça no passado sábado, dia 8 de Dezembro, em Penafirme.


O Seminário Menor do Patriarcado de Lisboa, em Penafirme, onde são formados alunos do 10º ao 12º ano, celebrou a festa da padroeira, Nossa Senhora da Graça, numa celebração que reuniu os seminários da Diocese de Lisboa, familiares dos alunos daquele seminário e diversos sacerdotes. Na celebração da eucaristia, onde dois seminaristas receberam o Sacramento da Confirmação, o Patriarca de Lisboa recordou que “esta  festa de Nossa Senhora [Imaculada Conceição] abre-nos para a harmonia do desígnio de Deus, o plano de Deus acerca da humanidade”. “O plano de Deus foi sempre o mesmo”, frisou D. José Policarpo, salientando que “Deus ao longo da história não precisou de corrigir” o seu “plano amoroso já presente quando criou o homem”. Lembrando que “Deus criou o homem livre”, que o pecado no homem, “é uma consequência da liberdade”,  e que Deus “criou o homem para o amor, para um dia poder fruir da vida em plenitude que Deus é”, D. José Policarpo sublinhou que “só homens livres podem ter acesso a essa plenitude de vida, mas também são esses homens livres que podem, na sua caminhada, ter momentos de fraqueza, perda do ritmo e do rumo”. Neste sentido Maria, a mãe de Jesus, “salvará a humanidade pela sua maternidade”, observa o Patriarca de Lisboa salientando que isso “é uma plena realização da profecia”. “Portanto, Maria não podia ser senão pura e imaculada”, garantiu.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES