Lisboa |
Conselho Presbiteral
Cardeal-Patriarca incentiva a pastoral vocacional da diocese
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa está preocupado com a pastoral vocacional na diocese e incentivou os responsáveis por esta área a não desistirem, segundo informa o comunicado final do Conselho Presbiteral, que reuniu no Seminário dos Olivais, nos dias 4 e 5 de Dezembro.

 

“Manifestando a sua preocupação pela pastoral vocacional, foi sublinhada aos padres do Conselho a importância de não desistir e de ter no coração a atenção a esta dimensão, estando atentos aos sinais que se manifestam nos jovens. Tendo em conta que, também na Vida Religiosa se verifica a falta de vocações e a Diocese de Lisboa é apoiada por muitas congregações religiosas, foi deixado o alerta para o facto de que essa falta de vocações na vida religiosa pode pôr em causa a continuação da ajuda à diocese na pastoral”, sublinha a nota.

Na reunião deste órgão representativo de todo o presbitério diocesano, D. José Policarpo manifestou, também, “a sua preocupação quanto à formação permanente e espiritual dos presbíteros referindo que o demasiado activismo pode levar a uma sobrecarga de trabalho que tira tempo ao padre para a sua vida espiritual”. Por outro lado, acrescenta o comunicado final, “também sublinhou a importância de haver um aprofundamento cultural e tempo para o estudo pessoal”.

 

‘A Peregrinação da Fé’

Os membros do Conselho Presbiteral fizeram ainda um trabalho de aprofundamento da Carta Pastoral ‘A Peregrinação da Fé’, publicada recentemente pelo Cardeal-Patriarca, tendo sido concluído que “a grande interpelação que advém deste documento está em que cada um dos sacerdotes se faça peregrino da fé com o povo que lhe está confiado”.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES