Lisboa |
Palácio Valenças recebe início da Visita Pastoral à Vigararia de Sintra
Congregar todos os núcleos da vida pastoral
<<
1/
>>
Imagem

A Vigararia de Sintra vai receber entre os dias 3 Novembro e 6 de Janeiro de 2013, a visita pastoral do Bispo da diocese.

 

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo e os bispos auxiliares D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás vão, nas próximas semanas, percorrer as 15 paróquias da Vigararia de Sintra, numa iniciativa que pretende “ver a realidade de cada comunidade de um modo mais próximo”, salientou ao Jornal VOZ DA VERDADE o Vigário daquela Vigararia, padre Carlos Gonçalves. Segundo o Directório para o Ministério Pastoral dos Bispos, a visita pastoral visa “ser uma ocasião de reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma actividade apostólica mais intensa”.

Para o padre Carlos Gonçalves, vigário e pároco de Rio de Mouro, esta é também uma oportunidade de “conhecer a realidade da vigararia, e das situações que se vivem em cada paróquia”. O programa desta visita pastoral inicia este sábado dia 3 de Novembro, às 11h00, com um encontro de apresentação no Palácio Valenças, em Sintra, onde vão estar presentes o Cardeal-Patriarca de Lisboa, os párocos da Vigararia, representantes das comunidades paroquiais, superiores religiosos da Vigararia e entidades oficiais.

Segundo o padre Carlos Gonçalves o programa, que foi preparado por cada uma das 15 paróquias da Vigararia de Sintra, “não visa actividades excessivas, mas procura congregar todos os núcleos da vida pastoral de cada paróquia”. “A preparação, foi feita nas próprias paróquias, convocando os conselhos pastorais e económicos, e cada paroquia programou aquilo que gostaria de ter”, observou.

O encerramento desta visita pastoral acontece no dia 6 de Janeiro de 2013, com uma celebração eucarística, em lugar ainda a definir com transmissão pela TVI.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES