Papa |
A uma janela de Roma
“A visita do Papa traz conforto”
<<
1/
>>
Imagem

Bento XVI visitou as zonas do centro-norte de Itália mais afectadas pelos sismos. Na semana em que o Vaticano reafirmou a importância do celibato dos sacerdotes, o Vatileaks foi notícia, bem como as doações e as nomeações.

 

1. O Papa visitou, na passada terça-feira, a região da Emilia-Romana, no norte da Itália, que foi alvo de uma série de terramotos no mês passado. Bento XVI contou que, “desde o primeiro dia” de terramoto, pensou na população atingida e “rezou” por todos. “Mas quando vi que a situação se tornava mais difícil, senti a necessidade de vir pessoalmente até vocês”, afirmou o Papa, que viajou de helicóptero até San Marino, na cidade de Carpi, província de Modena, e depois seguiu para Rovereto, em Novi, onde o padre Ivan Martini morreu num dos tremores de terra que atingiram o local.

O chefe da Defesa Civil da Itália, Franco Gabrielli, garantiu que a visita papal “tem um grande significado”. Segundo afirmou, “o povo precisa da proximidade de personalidades significativas, como Bento XVI”. Já o presidente da região da Emilia-Romana, Vasco Errani, comentou que “a visita [do Papa] traz conforto”.

Bento XVI lançou ainda um apelo às instituições italianas e aos cidadãos de outras partes do país para que ajudem Emilia-Romana. Recorde-se que um sismo de quase 6 graus na escala Richter atingiu a região da Emilia-Romana, a 20 de Maio. Nove dias depois, um outro terramoto de 5,8 graus de magnitude foi sentido em toda a região norte do país.

 

2. O Vaticano reafirmou a importância do celibato dos sacerdotes. Um documento da Congregação para a Educação Católica reafirma a importância do celibato e da “maturidade afectiva” dos padres e pede aos responsáveis pela formação dos seminaristas para evitarem fazer “propostas vocacionais” a pessoas “marcadas por profundas fragilidades humanas”. “Uma mentalidade secularizada, bem como opiniões erróneas no seio da Igreja, levam a desprezar o carisma e a escolha celibatária”, assinala o documento, que conta com a aprovação de Bento XVI.

O texto, apresentado esta segunda-feira em conferência de imprensa no Vaticano, admite a existência de “graves efeitos negativos” que decorrem da “incoerência e do escândalo causado pela infidelidade aos deveres do ministério sacerdotal”, como aconteceu nos casos de “abusos sexuais”. “A integração e a maturidade afectiva são uma meta necessária”, refere a Congregação para a Educação Católica, salientando a importância crescente das experiências de voluntariado para a descoberta do “chamamento ao sacerdócio”.

 

3. Celebrou-se em Itália, no passado Domingo, dia 24, o Dia da Caridade do Papa, com Bento XVI a agradecer as doações recebidas, que vão ajudar os necessitados. O evento foi promovido pela Conferência Episcopal Italiana em colaboração com o Óbolo de São Pedro, um sistema de arrecadação de donativos onde os fiéis oferecem ajuda económica directamente ao Papa, para a manutenção da Igreja e para ajudar no auxílio aos mais necessitados.

“Queridos irmãos e irmãs, em Itália acontece hoje o Dia para a Caridade do Papa. Agradeço todas as comunidades paroquiais, as famílias e cada fiel o vosso apoio constante e generoso, que vai beneficiar muitos dos nossos irmãos em necessidade”, disse Bento XVI, aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, após a recitação do Angelus.

 

4. O Papa reuniu com os responsáveis pelos dicastérios do Vaticano, além de outros cardeais, para examinar a fuga de documentos secretos para a imprensa italiana, no caso que ficou conhecido como Vatileaks. Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o “Santo Padre está a aprofundar as suas reflexões no diálogo contínuo com as pessoas que compartilham com ele a responsabilidade do governo da Igreja”. O Papa está muito interessado nas investigações sobre o caso Vatileaks e “quis ser informado da maneira mais ampla sobre o desenvolvimento das investigações”.

Após a reunião matutina do passado sábado com os responsáveis dos dicastérios, Bento XVI convocou, segundo Lombardi, “alguns membros do colégio de cardeais que, por causa da extensa e variada experiência no serviço da Igreja, podem dividir com ele considerações e sugestões para contribuir para o desejado restabelecimento do clima de serenidade e confiança em relação ao serviço da Cúria romana”.

Até o momento, a única pessoa presa no âmbito da investigação é Paolo Gabriele, ex-mordomo do Papa, preso a 24 de Maio último, após terem sido encontrados documentos secretos em sua casa, dentro do território da Cidade do Vaticano.

 

5. O novo director de comunicações quer o Vaticano mais aberto à imprensa. “A Igreja continua a ter uma mensagem formidável a partilhar com o mundo. É uma mensagem de espalhar o amor, mas que muitas vezes se perde no meio do ruído”, diz Greg Burke. “O problema é quando não se diz nada, quando se fecha a porta”, refere, explicando que nesses casos o vazio acaba por ser preenchido por mentiras distorções ou incompreensões. O jornalista americano, que trabalha há 25 anos em Roma ao serviço da National Catholic Register, depois da Time e mais recentemente da cadeia televisiva FOX, terá a responsabilidade de coordenar as relações com a imprensa, mas também com as várias agências internas do Vaticano, incluindo um jornal, uma televisão, rádio, uma editora e um gabinete de imprensa.

Entretanto, o italiano D. Vincenzo Paglia, de 61 anos, até agora Bispo de Terni, desde sempre ligado à Comunidade de Santo Egídio, é o novo presidente do Pontifício Conselho para a Família, sucedendo ao cardeal Ennio Antonelli, de 75 anos, cuja renúncia por limite de idade foi aceite pelo Papa.

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES