Ano da Fé |
Apresentado o Ano da Fé
Encontrar (de novo) Deus
<<
1/
>>
Imagem

O Ano da Fé, que vai ter início no próximo dia 11 de Outubro, já tem logótipo, site internet e hino oficial. No passado dia 21 de Junho, o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, apresentou à imprensa o programa para o Ano da Fé, que vai decorrer até Novembro de 2013.

 

Segundo este arcebispo italiano, “o Ano da Fé procura, acima de tudo, sustentar a fé de tantos crentes que no cansaço do dia-a-dia, não deixam de confiar com convicção e coragem a própria existência do Senhor Jesus”. Esta é uma iniciativa proposta pelo Papa Bento XVI, com início marcado para 11 de Outubro e insere-se dentro de “um contexto mais amplo marcado por uma crise generalizada que afecta também a fé”, afirmou o arcebispo italiano, que preside ao Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Segundo D. Rino Fisichella, “a crise de fé é expressão dramática de uma crise antropológica que deixou o homem a si próprio; por isso, hoje, encontra-se confuso, sozinho, à mercê de forças que nem sequer conhecem o rosto, e sem uma meta à qual destinar a sua existência”. Por isso, assinala, “é preciso poder ir para além da pobreza espiritual em que se encontram muitos dos nossos contemporâneos, os quais não percebem a ausência de Deus das suas vidas, como uma ausência que deve ser remediada”. Neste sentido, o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização considera que o Ano da Fé “pretende ser um percurso que a comunidade cristã oferece a tantos que vivem com a nostalgia de Deus e o desejo de encontrá-lo de novo”. Pelo que deixa um apelo em forma de desafio, aos crentes: “É necessário que os crentes sintam a responsabilidade de oferecer a companhia da fé, para fazerem-se próximos de quantos pedem as razões do nosso acreditar”.

 

Missa ‘Pela Nova Evangelização’

Nesta apresentação do Ano da Fé, D. Rino Fisichella recordou, ainda, que é desejo do Papa Bento XVI que este Ano seja “ocasião propícia para intensificar a celebração da fé na liturgia, e em particular na Eucaristia”. Para ir ao encontro desse desejo, o arcebispo italiano anunciou que foi aprovado o formulário de uma missa especial ‘Pela Nova Evangelização’. “É um sinal claro para que neste Ano e à vigília do Sínodo dedicado à nova evangelização e transmissão da fé se dê o primado à oração e especialmente à Eucaristia, fonte e centro de toda a vida cristã”.

 

_______________


D. Rino Fisichella apresentou o calendário de iniciativas que vão ter lugar em Roma, a partir de 11 de Outubro. Deste calendário destacam-se algumas actividades:

11 de Outubro: Solene Abertura do Ano da Fé, na Praça de São Pedro

21 de Outubro: Canonização de 6 mártires e confessores da fé

16 de Junho de 2013: Dia dedicado ao testemunho do Evangelho da vida.

7 de Julho de 2013: Conclusão da peregrinação de seminaristas, noviças, noviços e daqueles que estão no caminho vocacional, à Basílica de São Pedro

23 a 28 de Julho de 2013: Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro

29 de Setembro de 2013: Dia dedicado aos Catequistas

24 de Novembro de 2013: Jornada conclusiva do Ano da Fé

 

_______________


Logótipo, site e hino

Foi já apresentado o logótipo que vai marcar todos os eventos deste Ano da Fé, e onde, segundo o D. Rino Fisichella, “está representado um barco, imagem da Igreja, navegando sobre as ondas. O mastro é uma cruz que iça as velas e que, com sinais dinâmicos, formam o trigrama do nome de Cristo (IHS). No fundo das velas é representado o sol associado ao trigrama, que remete para a Eucaristia”.

Já está, também, em funcionamento o site que vai estar disponível em várias línguas, no endereço www.annusfidei.va. “A página foi projectada de forma inovadora e pode ser consultada através de todos os dispositivos móveis e tablet”. O hino oficial também já está pronto, com o título ‘Credo, Domine, adauge nobis é fidem’. Segundo D. Rino Fisichella, este “é o refrão que ecoa como uma invocação ao Senhor para que em todos nós aumente a fé, sempre tão fraca e necessitada da sua graça”.

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização revelou, ainda, que nos primeiros dias de Setembro vai ser publicado, em diversos idiomas, o Subsídio Pastoral ‘Viver o Ano da Fé’, “preparado para acompanhar, em primeiro lugar, a comunidade paroquial, e aqueles que desejarem inserir-se na inteligência dos conteúdos do Credo”.

Este responsável anunciou também que “uma pequena imagem do Cristo da Catedral de Cefalù acompanhará todos os peregrinos e os fiéis nas várias partes do mundo”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES