Missão |
Missão no Litoral do Alentejo
Irmãs Espiritanas em São Teotónio
<<
1/
>>
Imagem

Uma foi de Lisboa, outra de Braga e outra de Cabo Verde. Irmãs Espiritanas, atentas ao apelo do Bispo de Beja, fundaram uma Comunidade de inserção pastoral em Outubro de 2011, na Paróquia de S. Teotónio, coordenada pelo P. Abílio Raposo.

A Missão hoje começa por viver com o povo e conhecer a realidade. Eis o desafio: descoberta, presença, missão…

 

Morar na Zambujeira…

Os 70 anos de Missão em Portugal das Irmãs Espiritanas foram marcados com a abertura de uma Comunidade na Diocese de Beja. Após um tempo de diálogo com D. António Vitalino, Bispo, foi tomada a decisão de enviar três Irmãs que se mudaram para a povoação da Zambujeira do Mar, onde a Paróquia tinha uma pequena casa. O objetivo é trabalhar na evangelização e na pastoral, a começar pela Paróquia, com perspectivas de colaborar na dinamização missionária da Diocese.

 

Três vidas, uma Comunidade

São três Irmãs Espiritanas e vivem numa terra que todos conhecem (sobretudo os mais jovens), pois é visitada por milhares de pessoas por ocasião do Festival Sudoeste. A Irmã Emília Vitorino é de Esposende (S. Paio d’Antas). Após formação inicial, fez a sua Profissão Religiosa em Braga. Cabo Verde, ainda antes da independência, foi o seu primeiro campo de Missão lá fora. Eram tempos duros, marcados pela pobreza e pela seca das Ilhas. Ali esteve quase 20 anos, regressando a Portugal para a Formação de futuras Irmãs. Foi eleita para Conselheira Geral e esteve em Paris seis anos. Partiria, em fim de mandato, para o Congo Brazaville de onde veio, após quatro anos de Missão, e seria nomeada Superiora deste novo projeto missionário de S. Teotónio.

A Irmã Gorete Correia é caboverdiana, nascida nos Picos (Ilha de Santiago). Fez a sua Formação em Cabo Verde e celebrou a Profissão Religiosa na cidade da Praia, capital do país. A sua primeira Missão como Espiritana foi na Guiné-Bissau, integrando a Comunidade de Betenta, em território manjaco. Aqui encontrou um povo muito pobre, na sua maioria seguidor da Religião Tradicional. Foi chamada a Cabo Verde donde, dois anos depois, seria nomeada para esta nova inserção pastoral em S. Teotónio, vindo integrar a nova Comunidade.

A Irmã Ascensão Lourenço nasceu em Alvorninha, nas Caldas da Rainha, sendo conterrânea de D. José Policarpo. Professou em Braga e seguiu para Angola onde a guerra civil obrigou a regressar a Portugal. A sua missão mais extensa foi realizada na cidade de São Paulo, Brasil onde trabalhou durante doze anos na pastoral. De regresso a Portugal, foi nomeada para a Animação Vocacional e Missionária, primeiro a partir de Braga, e ultimamente a partir de Lisboa. Integrava o Sector de Animação Missionária do Patriarcado quando recebeu a nomeação para integrar esta nova equipa de pastoral.

 

Missão Popular

Encontraram uma Paróquia de cerca de 7 mil habitantes muito bem organizada onde tentam, em colaboração com o P. Abílio, conhecer as pessoas e a realidade, para irem integrando os dinamismos pastorais das Comunidades.

De 15ª 28 de Abril, a Paróquia de São Teotónio realizou uma Missão Popular nas aldeias da Azenha do Mar e do Malavado. A equipa de missionários é formada pelo Pároco, um missionário Vicentino, Leigas, Diácono e Irmãs. A preparação da equipa começou em Setembro, com a formação de Animadores Leigos.

Houve envio missionário na Igreja Matriz, partida de uma imagem de Nossa Senhora para cada aldeia, visitas porta a porta, catequese familiar, Celebrações temáticas, adoração diária pela Missão e visita do Sr. Bispo.

O entusiasmo é grande e encorajante, pelo que já se anunciou uma nova Missão Popular na aldeia de Fataca e no Cavaleiro, de 24 de Novembro a 8 de Dezembro.

 

Estar para conhecer…

Na vida missionária não há pressa para assumir responsabilidades. Serenamente, as Irmãs vão conhecendo, inteirando-se do que há e do mais que se pode vir a fazer. Apoiam a catequese, as celebrações, trabalham com jovens e escuteiros, fazem visitas a idosos. À 2ª feira, o P. Abílio vem celebrar à Casa das Irmãs e, às 4ªas feiras, o povo é convidado a participar na Adoração Comunitária.

A Eucaristia Dominical é antecedida da recitação do Rosário.

O Plano de Pastoral da Diocese de Beja aponta novos horizontes à Missão. As Irmãs Espiritanas já calçaram as sandálias e estão dispostas a percorrer os caminhos de S. Teotónio.

 

 

PERFIL

1945 – Nascimento da Irmâ Emília em Esposende

1950 – Nascimento da irmã Ascensão em Alvorninha – Caldas

1971 – Missão da Irmã Emília em Cabo Verde

1977 – Missão da Irmã Ascensão no Brasil

1981 – Nascimento da Irmã Gorete em Cabo Verde

2007 – Missão da Irmã Gorete na Guiné

2011 – Fundação da Comunidade S. Teotónio na Zambujeira do Mar

Tony Neves
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES