Lisboa |
Encontro diocesano de acólitos
“Um acólito é um amigo íntimo de Jesus”
<<
1/
>>
Imagem

Durante o 32º EMA (Encontro de Ministrantes do Altar), que decorreu no passado dia 25 de Abril, no Seminário de Penafirme, D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, lembrou aos acólitos que eles são chamados a “estar com Jesus” e convidou-os a dar testemunho de Cristo no mundo.

 

Neste encontro diocesano dos acólitos de Lisboa, que teve como tema ‘Jesus Cristo, vivo na sua Igreja’, D. Joaquim sublinhou, durante a Eucaristia, a importância de cultivar a intimidade com Cristo. “Como acólitos fostes chamados, antes de mais, para estar com Jesus. Um acólito é um amigo íntimo de Jesus, seu discípulo, e da experiência de estar com ele, deve tornar-se apóstolo. Sois chamados, antes de mais, a estar com Jesus, cultivando a intimidade com ele mediante a escuta da Palavra, a oração e a adoração eucarística e a contribuir para que a liturgia seja bela e nela transpareça o mistério de Deus. Esta é uma bela missão que faz de vós apóstolos”, lembrou o Bispo Auxiliar, apontando que esta missão deve ser realizada com fé: “Procurai realizá-la com fé, com dignidade, com nobreza, com alegria. Recordai-vos que tendes diante de vós os olhos da comunidade cristã, que ao mesmo tempo que vos admira e se alegra pela vossa presença, espera também de vós um testemunho digno, que edifique a Igreja e seja de estímulo para todos”.

 

Ultrapassar as fronteiras da Igreja

O 32º EMA teve início com a oração da manhã, prosseguindo com a apresentação dos grupos de acólitos presentes e do tema em reflexão. Após o almoço, e durante a tarde, os acólitos de toda a diocese organizaram ‘Jogos Sem Fronteiras’. Promovido pelo Serviço Diocesano de Acólitos do Patriarcado, este encontro terminou com a Eucaristia, momento em que D. Joaquim Mendes pediu aos acólitos para evangelizarem. “A vossa missão ultrapassa as fronteiras da comunidade cristã. Deve estender-se ao mundo da vossa família, da escola, do grupo de amigos. Sois portadores de um grande tesouro que não podeis guardar só para vós: o tesouro da fé em Jesus. Um dom que deve ser partilhado. A fé cresce, na medida em que se dá, se vive, se comunica. Sois portadores da alegria e da esperança que brotam da relação com Jesus, da amizade com ele. Sois membros da comunidade dos seus discípulos, daqueles que compartilham com Ele a vida e a missão, membros da Igreja, família de Deus”, assegurou o Bispo Auxiliar de Lisboa, às centenas de acólitos presentes neste encontro diocesano. “A Igreja admira-vos, estima-vos e sente muito feliz por poder contar convosco, com a vossa colaboração para realizar a missão que Jesus lhe confiou”, terminou D. Joaquim Mendes.

 

__________________


Acólitos de Lisboa têm novo logótipo

Tal como o Jornal VOZ DA VERDADE revelou na edição de 22 de Abril, durante o 32º Encontro de Ministrantes do Altar foi apresentado o novo logótipo do Serviço Diocesano de Acólitos do Patriarcado de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES