Papa |
A uma janela de Roma
Papa pede vigilância para prevenir exploração sexual
<<
1/
>>
Imagem

Bento XVI está preocupado com o turismo sexual. Na semana em que falou de Cristo Ressuscitado, o Papa nomeou o cardeal português D. Manuel para novas missões e recebeu em audiência os membros da ‘Papal Foundation’. Finalmente, Bento XVI vai dar o nome a um hospital pediátrico na Terra Santa.

 

1. O Papa alertou esta semana para a exploração sexual e tráfico de pessoas associado às actividades turísticas, pedindo “vigilância” para “prevenir e combater estas aberrações”. “O turismo sexual é uma das formas mais abjectas destes desvios que devastam, do ponto de vista moral, psicológico e clínico, a vida das pessoas, de muitas famílias e às vezes de comunidades inteiras”, assinala a mensagem de Bento XVI enviada aos participantes do 7º Congresso Mundial da Pastoral do Turismo, que decorreu em Cancun, no México

No documento, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa sublinha que o tráfico de seres humanos “por motivos sexuais ou para transplante de órgãos”, bem como “a exploração de menores, o seu abandono em mãos de pessoas sem escrúpulos, o abuso, a tortura” se verificam, “infelizmente, em muitos contextos turísticos”. “Trata-se de males que temos de enfrentar urgentemente, porque lesam os direitos e a dignidade de milhões de homens e mulheres, especialmente pobres, menores e deficientes”, salienta.

O turismo, observa Bento XVI, apresenta-se como “um espaço privilegiado para o restabelecimento físico e espiritual”, porque facilita o encontro entre pessoas de culturas diferentes e o contacto com a natureza, “favorecendo assim a escuta e a contemplação, a tolerância e a paz, o diálogo e a harmonia no meio da diversidade”.

A terminar, o Papa convidou os participantes no congresso de Cancun, dedicado ao tema ‘O turismo que faz a diferença’, a promoverem “uma cultura do turismo ético e responsável”, “acessível a todos, justo, sustentável e ecológico”.

 

2. O Papa definiu a Ressurreição de Cristo como um acontecimento real, apontando que Jesus está presente na Palavra e na Eucaristia. Dirigindo-se aos milhares de peregrinos reunidos, no passado Domingo, na Praça de São Pedro, para a recitação da antífona mariana do tempo pascal, Regina Coeli, Bento XVI comentou o Evangelho do III Domingo da Páscoa, que fala do encontro de Jesus Ressuscitado com os seus discípulos. “A Ressurreição de Cristo é um acontecimento real. De facto, não cancela os sinais da crucifixão. Jesus mostra aos Apóstolos as mãos e os pés para os convencer, pede até mesmo qualquer coisa para comer. Assim os discípulos oferecem-lhe uma posta de peixe assado que Ele come diante deles. Graças a estes sinais muito realistas, os discípulos superam as dúvidas iniciais e abrem-se ao dom da fé; e esta fé permite-lhes compreender as coisas escritas sobre Jesus na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”, observou o Papa. “O Salvador assegura-nos a sua presença real no meio de nós, através da Palavra e da Eucaristia, e convidou todos a renovar o próprio Baptismo e a vivê-lo como uma existência nova com Cristo ao nosso lado, que vem até nós pessoalmente e que podemos reconhecer especialmente nos sacramentos para que fortaleça a nossa fé e incremente a nossa esperança”, assegurou Bento XVI.

 

3. O cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário-Mor da Santa Sé, foi nomeado membro das Congregações para os Bispos e para as Causas dos Santos. As novas funções do cardeal natural de Guimarães, de 74 anos, incluem ainda presença no Conselho Pontifício para os Migrantes, revelou a Santa Sé.

Entretanto, no passado Domingo, D. Manuel Monteiro de Castro tomou posse da igreja titular que lhe foi atribuída como diaconia: São Domingos de Gusmão. Depois do ritual beijo do crucifixo à entrada desta igreja paroquial da Bufalotta, o cardeal português presidiu à celebração eucarística.

 

4. O Papa recebeu em audiência, no Vaticano, os membros da ‘Papal Foundation’, uma associação caritativa americana fundada em 1988, tendo agradecido o apoio às obras de caridade da Igreja e os esforços de evangelização. “Através do trabalho da ‘Papal Foundation’ ajudais a fazer avançar a missão de evangelização da Igreja, a promover a educação e o desenvolvimento integral dos nossos irmãos nos países mais pobres. E sustentais os esforços missionários de tantas dioceses e congregações religiosas no mundo. Peço que continueis as vossas orações pelas necessidades da Igreja universal, em particular pela liberdade dos cristãos de proclamar o Evangelho e para que ilumine com a sua luz as urgentes questões morais do nosso tempo”, disse Bento XVI.

 

5. O novo hospital pediátrico da cidade de Belém, na Terra Santa, cujas obras se iniciam em breve, será intitulado Bento XVI. A homenagem, por ocasião das comemorações dos 85 anos de Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, foi anunciada pelo Patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Fouad Twal. Será um hospital de excelência, com 40 postos e apoio da equipe especializada do Hospital Meyer, de Florença. A estrutura, que deverá estar pronta em 2014, será composta de salas operatórias para intervenções cirúrgicas e acompanhamento pós-operatório, além de atendimento ambulatório com alta tecnologia. D. Giovannetti afirmou tratar-se de uma iniciativa inserida nas acções da Fundação João Paulo II “em favor das comunidades cristãs da Terra Santa e do Médio Oriente”.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES