Lisboa |
Emigração Portuguesa na Europa
Igreja atenta à ‘nova emigração’
<<
1/
>>
Imagem

A Igreja considera que “as comunidades paroquiais e associações de emigrantes continuam a ser os elos de ligação e de confiança” e por isso quer “agilizar as instâncias de comunicação no terreno” para ajudar os emigrantes portugueses espalhados pela Europa.

 

Segundo as conclusões de um Encontro de Reflexão sobre Emigração Portuguesa na Europa, realizado no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, um Lisboa, nos dias 18 e 19 de Abril, as comunidades paroquiais e associações de emigrantes são “quem melhor conhece as dificuldades vividas pelos emigrantes”. Neste sentido, e sabendo-se que “muitos dos casos mais dramáticos estão envolvidos em silêncio”, o desafio “é conhecê-los e ajudá-los”.

Neste encontro promovido pela Obra Católica Portuguesa das Migrações e a Cáritas Portuguesa foi ainda sublinhada a necessidade de “criar formas de partilha de bens entre as comunidades” e “melhorar a estrutura das Missões Católicas nomeadamente pela integração nas equipas de Assistentes Sociais”.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES