Lisboa |
D. Manuel Monteiro de Castro
Patriarca de Lisboa saúda o novo cardeal português
<<
1/
>>
Imagem
Video

Em vésperas de partir para Roma para participar no Consistório com o Papa, o Cardeal-Patriarca de Lisboa saudou o novo cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, afirmando que a sua nomeação “é demonstração da vitalidade da Igreja portuguesa”.

 

Numa mensagem vídeo publicada no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt), D. José Policarpo lembrou o “grande serviço à Igreja, sobretudo na carreira diplomática” de D. Manuel Monteiro de Castro e considerou que a reunião que se avizinha entre os cardeais e o Papa “tem um sabor especial, uma vez que um dos promovidos é um português”.

D. José Policarpo apontou que esta nomeação “é mais um elemento a mostrar a vitalidade da Igreja portuguesa”, lembrando depois que este será o terceiro cardeal português, além dele próprio e de D. José Saraiva Martins. Depois destacou o facto de D. Manuel Monteiro de Castro poder vir a eleger um novo Papa caso isso seja necessário antes de D. Manuel completar 80 anos. “Ficaremos três cardeais portugueses mas só dois têm idade de eleitores [D. Saraiva Martins completou 80 anos recentemente] se o Santo Padre morrer e for preciso escolher outro Papa. Participei no último Conclave e é uma das experiências mais densas de vida em Igreja que podemos fazer”, afirmou o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

De 16 a 19 de Fevereiro, D. José Policarpo vai estar em Roma para participar no Consistório, onde vão ser criados 22 novos cardeais, entre os quais se inclui D. Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, nomeado recentemente, por Bento XVI, Penitenciário-Mor da Santa Sé. No programa deste Consistório consta um encontro de reflexão e oração sobre 'O anúncio do Evangelho hoje, entre missão ad gentes e nova evangelização'.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES