Lisboa |
Novo centro comunitário em Alfeizerão
Patriarca quer cristãos atentos ao vizinho do lado
<<
1/
>>
Imagem

A pobreza envergonhada é um “problema sério na nossa sociedade” e “um desafio para a Igreja”, e para o enfrentar é preciso que “os cristãos estejam atentos ao seu vizinho do lado”. O alerta foi deixado pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, no passado Domingo, 6 de Novembro, durante a bênção e inauguração do Centro Comunitário Pastoral José Nazário, em Casal Pardo, na paróquia de Alfeizerão.

 

Presente nesta paróquia da zona Oeste, o Patriarca de Lisboa lembrou que “há pessoas em dificuldade e que não têm, ainda, a simplicidade e a coragem de recorrer a uma instituição social”. Por isso, considera D. José Policarpo, “a solução está num coração que vê”, sendo necessário que “os cristãos estejam atentos ao seu vizinho do lado e discretamente possam encontrar formas de ajuda que não ponham em questão a sua dignidade”.

Na bênção e inauguração do Centro Comunitário Pastoral José Nazário, uma obra destinada a centro de catequese e centro de convívio de idosos, D. José Policarpo considerou que este novo centro pastoral “vai favorecer o acolhimento e o convívio”, dimensões que considera importantes para “o cruzamento das pessoas idosas com as crianças”. “Ponham as crianças a contactar com as pessoas idosas! Façam-nas sentir a beleza do amor!”, apelou o Cardeal-Patriarca.

A construção do Centro Comunitário Pastoral de Casal Pardo foi um desejo de José Nazário, um emigrante conterrâneo que, para além da doação do terreno, custeou todas as despesas de construção e respectivo recheio do edifício. Em breves palavras que dirigiu aos presentes, o benemérito citou o ex Presidente dos Estados Unidos da América, J.F. Kennedy: ‘Não perguntes o que a tua terra pode fazer por ti, mas o que podes fazer pela tua terra!’. Diante deste exemplo e confrontado com a actual crise económica, D. José Policarpo aponta o que diz ser a “solução para a crise”: “Que todos fossem capaz de partilhar não apenas o seu discurso mas aquilo que podem fazer”, porque, refere, “precisamos de ser cada vez mais uma comunidade solidária!”.

texto e foto por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES