Missão |
Cónego Traquina
Missão de Évora de Alcobaça até Almada, Bombarral e Benfica
<<
1/
>>
Imagem

Évora de Alcobaça, Almada, Bombarral e Benfica são terras gravadas no coração do P. José Traquina. Entrou ‘tarde’ no Seminário, mas já celebrou 25 anos de Padre. Cónego da Sé de Lisboa, é Pároco de Nossa Senhora do Amparo de Benfica onde coordenou o Jubileu dos 200 anos da Igreja. Numa paróquia com muito dinamismo, quer sair ao encontro dos que andam longe, apostando num projecto de ‘Nova Evangelização’. A Missão lá fora também tem lugar no coração deste Pároco e na vida desta Comunidade.


De Alcobaça ao Altar

Nasceu em Évora de Alcobaça, lançou-se na vida activa atrás de um balcão comercial, fez serviço militar e, aos 23 anos, decidiu ser Padre e entrou no Seminário de Almada. Relançou os Escuteiros em Alcobaça e sentiu que a viola podia ser um grande instrumento de evangelização. 1985 é uma data que não esquece, pois foi neste ano que foi ordenado Padre por D. António Ribeiro que, já no ano anterior, o tinha nomeado formador no Seminário de Almada. Lá esteve até 1992.

 

Terras do Bombarral

Não conhecia as terras do Bombarral quando lá chegou como jovem Padre. Ali seria pároco do Bombarral, de Vale Covo e, também, durante alguns anos, da Roliça. Na hora da partida para Benfica, em 2007, confessa: “Fui muito bem recebido nas terras de Bombarral. Este povo vai marcar a minha vida para sempre”. De facto, ali esteve entre os 38 e os 53 anos. O Festival da Canção Cristã é, sem dúvida, um dos melhores legados à comunidade. Também lutou até ao fim pela construção do Lar de Idosos do Centro Social, tarefa que levou dez anos a concretizar. No fim, uma conclusão: “Graças a Deus, foram anos muito felizes!”.

 

Finalmente, Benfica…

Chegou a Benfica em 2007 e lançou-se nas festas do Jubileu dos 200 anos da Igreja que se celebrou de 10 a 18 de Dezembro de 2009, um excelente pretexto para pôr a comunidade a mexer. Fez obras na igreja, remodelou o salão. As celebrações foram marcadas por momentos de celebração Litúrgica (houve procissão pelas ruas de Lisboa, a TVI transmitiu a Eucaristia presidida por D. José Policarpo…), dia com o Seminário dos Olivais, uma evocação histórica por D. Manuel Clemente, teatro… Mas, o mais importante foi o dinamismo criado na Paróquia, envolvendo todos. A Paróquia esteve sempre activa, em estado de Missão.

2010 foi marcado pelas Bodas de Prata do Cónego Traquina. Ele quis uma celebração simples, mas a Paróquia preparou uma grande celebração da Eucaristia, uma sessão solene e um almoço de confraternização. Foram momentos de muita ternura e reconhecimento por parte dos paroquianos, a que se juntou uma delegação das paróquias do Bombarral.

 

Perspectivas de futuro…

Nossa Senhora do Amparo é uma paróquia com história e com dinamismo. As estatísticas não enganam: 13 Missas dominicais (entre a Igreja e a Capela do Centro Comercial Colombo), 36 grupos de Catequese Infantil, Pastoral Juvenil, catequese de Adultos, Pastoral Familiar, Liturgia... Mas há que ajudar os mais de 400 voluntários na pastoral a fazer uma experiência mais intensa de vida comunitária. Para o Cónego Traquina, é urgente investir mais na espiritualidade, na profundidade e consequente qualidade da nossa vida cristã. Este é o único caminho de credibilidade para a Igreja perante um mundo que a contraria ou ignora.

Mas – confessa o Cónego Traquina – estes números não podem esconder outra realidade: a dos muitos para quem a Igreja não significa nada ou marca pouco. Há que dialogar com eles para os ajudar a transformar-se. A Paróquia também cultiva a opção pelos mais pobres através das refeições diárias que são ali oferecidas a pessoas carenciadas.

 

Abertura à Missão lá fora…

Apostar na Nova Evangelização é prioridade para a Missão do Cónego Traquina. Há iniciativas que são um símbolo de uma abertura à Igreja universal por parte de Nossa Senhora do Amparo: todos os meses há uma Vigília Missionária dos Jovens Sem Fronteiras na capela do C.C. Colombo; todos os meses, através da LIAM, há um ofertório para a Missão de Itoculo, no norte pobre de Moçambique, fundada pelo P. Pedro Fernandes, natural desta Comunidade Paroquial.

Sobre sonhos, o Cónego Traquina partilha um: a construção do Lar de Idosos. A ideia vem de trás, ainda não há terreno garantido, mas já se junta dinheiro: neste momento há 42 mil euros em caixa. O Pároco acredita que vai ser possível transformar este sonho em realidade… e muitos idosos aguardam o dia em que o Lar lhes abra a porta com ternura.

 

PERFIL

1954 – Nascimento em Évora de Alcobaça

1976 – Decisão de ser Padre Diocesano

1984 – Diácono, Formador no Seminário de Almada

1985 – Ordenação Presbiteral em Lisboa

1992 – Pároco do Bombarral e Vale Covo

2007 – Pároco de Nossa Senhora do Amparo - Benfica

Tony Neves
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES