Lisboa |
Manual da Assistência Espiritual e Religiosa Hospitalar
“Nunca faltou assistência espiritual e religiosa”
<<
1/
>>
Imagem

Foi apresentado, no Hospital de Santa Maria, o novo Manual da Assistência Espiritual e Religiosa Hospitalar, que dá a conhecer o que é fundamental de cada tradição religiosa.

Patrocinada pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, a publicação deste Manual é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Religiões Saúde, criado em dezembro de 2009, que regulamenta a Assistência Espiritual e Religiosa no SNS (Serviço Nacional de Saúde). “Na realidade, nunca faltou assistência espiritual e religiosa a doentes das diversas igrejas ou comunidades, só que não foi de forma estruturada e integrada naquilo que é o serviço de assistência espiritual e religiosa”, explicou o capelão do Hospital de Santa Maria, padre Fernando Sampaio, na apresentação do Manual da Assistência Espiritual e Religiosa Hospitalar, no passado dia 16 de novembro.

Na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na presença de representantes das diferentes confissões religiosas e de profissionais de saúde, o sacerdote sublinhou que “as novidades, no fundo, têm a ver com a organização do serviço que vai passar a integrar assistentes espirituais acreditados, e depois ao nível dos procedimentos no acesso à assistência espiritual”.

fotos por Agência ECCLESIA/LJ
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES