JMJ Lisboa 2023 |
Símbolos da JMJ
A semana após a Ressurreição
<<
1/
>>
Imagem

Na segunda-feira depois da Páscoa, dia 10 de abril, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani peregrinaram pelas mãos do Comité Organizador Territorial (COT) Dómus. Passaram pela Igreja de Santa Justa, pelo monumento em homenagem ao Papa João Paulo II e pelo Jardim da Sereia, tendo visitado ainda o Colégio de São Caetano, onde se cantou o Hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Ao início da tarde, a comunidade concentrou-se no Largo da Portagem e seguiu pela Avenida Emídio Navarro. Chegados à Barca Serrana, os Símbolos da JMJ fizeram uma peregrinação aquática pelo rio Mondego. Ao final da tarde, os Símbolos da JMJ passaram para o COT-Baixo Mondego.

No dia 11 de abril, os Símbolos da JMJ percorreram as Meãs, num carro dos bombeiros, e presenciaram uma oração comunitária no largo da Igreja de Meãs, tendo visitado também o Lar. Os Símbolos fizeram ainda o percurso pela Freguesia de Tentúgal e, depois, houve um momento em comunidade no largo da Misericórdia.

Ao longo da tarde a comunidade rezou junto à Capela de Santo António, em Sandelgas, e levou os Símbolos da JMJ até à Igreja Matriz de S. Martinho de Árvore, seguindo-se uma arruada por São Silvestre, com visita à Igreja e ao Centro Social. Ao final da tarde, os Símbolos foram recebidos em Ançã, com cortejo pelas ruas da Vila e a recitação do terço, tendo depois sido entregues ao COT Di-Vino e terminado o dia numa Vigília na Igreja da Pocariça.

O dia 12 de abril começou com uma oração da manhã e, depois, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani receberam a bênção na Igreja do Bolho, seguindo caminho em direção a Vinhos Alfora, Murtede, Ourentã, ao Centro Social e Paroquial de Cadima, ao Largo da Feira da Tocha e à Capela da Praia da Tocha, onde decorreu a bênção dos pescadores com uma animação dos escuteiros.

Na tarde desta quarta-feira, os Símbolos da JMJ passaram pela Igreja de Cadima, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, pela Câmara Municipal e pela Igreja de Cantanhede, onde decorreu uma Eucaristia de Envio com D. Virgílio Antunes, o Bispo de Coimbra. Os Símbolos terminaram o dia com o COT de Gandarês numa noite de oração e com atividades.

Já no dia 13 de abril, os Símbolos da JMJ partiram para Mira e estiveram expostos no Jardim do Visconde, onde a comunidade rezou a oração oficial da JMJ Lisboa 2023 e cantou o Hino “Há Pressa no Ar”. Houve ainda uma animação do Gurillaz Dance Crew.

Na sexta-feira, dia 14 de abril, os Símbolos da JMJ peregrinaram pelas escolas, pela Câmara Municipal da Mealhada, pelos lares e hospitais e por diversas instituições, até serem entregues ao COT Mondalva.

Nessa noite, os Símbolos chegaram a Mortágua, onde decorreu uma procissão desde a rotunda da entrada de Mortágua até ao cineteatro, local onde foi realizado um sarau cultural que contou com a presença de diversas coletividades da Unidade Pastoral.

No dia 15 de abril, sábado, os Símbolos da JMJ seguiram caminho para São Pedro de Alva, onde viveram um momento de oração na Igreja Matriz. Visitaram a instituição Fundação Mário da Cunha Brito e a Paróquia de Friúmes. À tarde, passaram pela Unidade Pastoral Santa Maria, na Penacova, e seguiram em procissão até à Igreja. Deslocaram-se, ainda, até Lorvão numa procissão pela escadaria do Mosteiro de Lorvão e até à Quinta da Malva em Carvalho. À noite, os Símbolos foram entregues ao COT J’OliTá, tendo decorrido uma “Noite de Louvor Jovem”, no Jardim Sarah Beirão.

O domingo começou com uma arruada com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, seguida da Eucaristia, presidida por D. Virgílio Antunes, no Parque do Mandanelho, em honra de São João Paulo II. Em seguida, os Símbolos da JMJ saíram em procissão pelas ruas da cidade até ao Recinto de São João Paulo II. Daqui, os Símbolos da JMJ partiram apressadamente para o Santuário de Nossa Senhora das Preces, para uma oração do terço campal.

Ao cair da tarde, os Símbolos da JMJ deslocaram-se até ao Monte Colcurinho, local onde foram entregues ao COT Mont’alto, na Paróquia de Avô. Nessa noite, foi realizada uma procissão de velas até à Igreja Matriz de Arganil.

Fotos: COD Coimbra
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES