JMJ Lisboa 2023 |
Catequese
Vêm aí os Encontros Preparatórios Rise UP
<<
1/
>>
Imagem

O Comité Organizador Local (COL) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, em articulação com o Dicastério dos Leigos, Família e Vida, apresentou os Encontros Preparatórios RiseUP, o novo modelo de catequese que envolve encontros preparatórios dinamizados localmente, a decorrer nos meses de abril, maio e junho.

Propõe-se ainda que os jovens sejam os verdadeiros protagonistas destes Encontros Preparatórios, refletindo sobre os temas centrais do Pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral (Laudato Si’), cujos materiais já estão disponíveis no site da Jornada, Amizade Social (Fratelli Tutti) e Grande Anúncio do Amor de Deus (Christus Vivit).

Será dos encontros preparatórios que sairão os temas a serem trabalhados nos momentos RiseUP durante a JMJ Lisboa 2023.

Esta é uma forma de proporcionar a todos os jovens uma experiência alinhada com o caminho sinodal 2021-2024, atualmente em curso na Igreja Universal sob o tema "Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão", mobilizando-os ao debate sobre estes temas.

Os encontros preparatórios RiseUP são abertos a todos os jovens e grupos que desejem participar, desde grupos de catequese a grupos de jovens, movimentos e realidades eclesiais ligados à juventude e à pastoral universitária, independentemente de serem ou não peregrinos da JMJ Lisboa 2023. Os grupos poderão organizar as sessões conforme as suas necessidades, sendo-lhes disponibilizado material de apoio. Além disso, convidam-se todos os grupos a enviar as suas reflexões para o Comité Organizador Local.

O itinerário dos Encontros Preparatórios RiseUP tem três etapas definidas até à JMJ Lisboa 2023: escutar, através dos encontros preparatórios; sonhar, através do diálogo entre os participantes; e levantar-se, com a síntese final dos encontros, de modo a dar continuidade a esta reflexão conjunta.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES