Lisboa |
Celebração da Paz
“Compromisso efetivo na cura das chagas das sociedades humanas”
<<
1/
>>
Imagem

A Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC-MTC) da Diocese de Lisboa refletiu sobre a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz 2023, ‘Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir de covid-19 para traçar sendas de paz’, com o leigo dominicano Sérgio Dias Branco, professor na Universidade de Coimbra e dirigente sindical da CGTP-IN, a sublinhar a importância da passagem do «juntos» ao «nós». “Podemos dizer que este passo corresponde à passagem da junção à comunhão, do movimento de congregar pessoas ao seu comportamento como um ‘corpo uno e diverso’, porque diversa é a humanidade e, por conseguinte, diversa é a Igreja, com diferentes ordens religiosas e diferentes movimentos da Ação Católica. Este «nós», como a mensagem salienta, abre-se à «fraternidade universal». O apelo procura uma resposta que se traduza num compromisso efetivo na reparação e cura das chagas das sociedades humanas e do planeta que as alberga, «criando as bases para um mundo mais justo e pacífico, seriamente empenhado na busca dum bem que seja verdadeiramente comum»”, referiu o orador, citando a mensagem papal.

Na Basílica da Estrela, em Lisboa, no passado dia 8 de janeiro, Sérgio Dias Branco, que é também membro da comunidade do Instituto Universitário Justiça e Paz (Coimbra), considerou que entre os direitos e deveres sociais atualmente mais ameaçados conta-se o direito ao trabalho. Algo que o Papa Bento XVI também já chamava a atenção, em 2013, na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz, segundo destacou o orador.

A Celebração da Paz da LOC-MTC da Diocese de Lisboa iniciou-se com uma oração de invocação ao Espírito Santo e terminou com a leitura da Oração pela Paz.


Informações: www.facebook.com/loc.mtc.lisboa

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES