Pela sua Saúde |
Boletim médico #9
Proteja as suas costas
<<
1/
>>
Imagem

Com a aproximação ao Dia Mundial da Coluna – 16 de outubro – é importante reforçar algumas mensagens com o objetivo de prevenir lesões na coluna vertebral.

As dores nas costas estão entre os problemas de saúde mais comuns entre os portugueses, atingindo mais de 70% da população, segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral. Os efeitos podem ser bastante nocivos: dores intensas e por vezes incapacitantes, alterações a nível muscular, diminuição da mobilidade e até alterações na curvatura da coluna.

Contrariamente ao que muitos pensam, a generalidade destes casos resulta da acumulação de erros diários de postura, aos quais se podem somar falta de atividade física, noites mal dormidas ou excesso de peso, em especial numa altura em que, para uma parcela significativa da população, o teletrabalho passou de exceção a rotina.

É, por isso, fundamental que aposte na prevenção e se esforce por adotar uma postura correta quando está sentado, evitando ao mesmo tempo sobrecarregar os seus músculos.

Sente-se com a coluna e a cabeça alinhadas, mantendo os joelhos e os pés à largura das ancas. Caso se encontre em regime de teletrabalho, lembre-se de escolher uma cadeira adequada, com suporte lombar. Especialmente se passa longas horas à frente do computador.

É importante praticar regularmente atividade física. A coluna conta com um conjunto de músculos e ligamentos que precisam de ser trabalhados diariamente para conseguirem suportar o corpo. Se este grupo muscular atrofiar ou perder a tonificação, podem surgir dores intensas.

Sempre que necessitar de pegar num objeto pesado, como uma caixa ou um saco com compras, garanta que o levanta com a força das pernas e não com as costas. De joelhos fletidos e pés bem assentes no chão, segure o objeto junto ao corpo tanto quando o ergue como quando o pousa. Adicionalmente, evite pegar em objetos demasiado pesados para si.

Se a sua coluna ficar sobrecarregada pelo peso corporal, é provável que as articulações e os músculos fiquem desgastados. Adote uma dieta saudável e variada e mantenha-se atento ao seu peso. Aposte em alimentos ricos em Cálcio (crucial para a saúde óssea); Vitamina D (estimula a absorção do cálcio); Proteína (ajuda na construção da matriz óssea).

O tabaco é um dos principais responsáveis pela perda óssea e aumenta consideravelmente o risco de lombalgias, pelo que não deve fumar.

É também importante dormir numa posição adequada. Coloque uma almofada entre as pernas, se dormir de lado, ou por baixo dos joelhos, se dormir de barriga para cima, de modo a não comprometer a curvatura natural da coluna. Garanta ainda que tem um colchão e uma almofada confortáveis e adequados às suas necessidades.

 

Nuno Pereira Coutinho, Médico ortopedista nos Hospitais CUF Cascais, CUF Sintra e Clínica CUF Almada

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES