Lisboa |
Faleceu o padre António Vaz Pinto (1942-2022)
“Viveu a partir de Deus e para Deus”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa recordou o padre António Vaz Pinto, jesuíta que morreu a 1 de julho, aos 80 anos, como um homem que viveu “a partir de Deus e para Deus”.

“A sua capacidade de viver, conviver, compreender as coisas, de estar em todo o lado com uma atitude sobretudo criativa e inventiva, tudo isto reconhecemos na vida do padre António e que se aplicou em tantos campos, dos centros universitários, aos Leigos para o Desenvolvimento, ao Banco Alimentar, às reitorias que também teve no norte, e depois aqui em Lisboa, e finalmente em Évora”, destacou D. Manuel Clemente, na Missa exequial, no dia 4, na igreja do Colégio de São João de Brito, em Lisboa. O Cardeal-Patriarca sublinhou que “esta realidade completa de uma vida que acontece em Deus, a partir de Deus e para Deus, é a verdade cristã no que ela tem de mais essencial”. “Aquilo que o padre António deixou nos vossos corações, como transmissão da verdade evangélica que ele próprio vivia, e tão exuberantemente transmitia, isso fica porque é a partir de Deus que se garante”, frisou D. Manuel Clemente, a propósito do sacerdote jesuíta que foi Alto-Comissário para as Migrações.

Nascido em Arouca, em 1942, o padre António Vaz Pinto morreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado desde 8 de junho, na sequência de um tumor pulmonar.

fotos por Pedro Paço d’Arcos e Ricardo Perna
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES