JMJ Lisboa 2023 |
Ao povo ucraniano
CODs mobilizados na ajuda ao povo ucraniano
<<
1/
>>
Imagem

São já vários os CODs da JMJ que se disponibilizaram para apoiar financeiramente o povo ucraniano, através da doação do valor angariado com a venda de merchandising da JMJ Lisboa 2023 para a campanha ‘Cáritas Ajuda Ucrânia’, da Cáritas Portuguesa.

Na publicação no Facebook em que anunciou a decisão, o COD do Porto assegurou também a oração pelo fim da guerra na Ucrânia. “Caminhamos unidos na fraternidade. Rezamos pela paz”, anunciaram os responsáveis juvenis.

 

COPs recolhem bens

Também em inúmeras paróquias, de todo o país, a mobilização para apoio ao povo ucraniano está a acontecer. No Patriarcado de Lisboa, o COP de Vila Franca de Xira, em parceria com a escola local e com o apoio da câmara municipal fez, no primeiro fim-de-semana de março, uma recolha de alimentos e produtos de higiene que agora se preparam para enviar. A responsável deste COP, Mafalda Matos, salienta que “esta iniciativa nasceu no contexto da caminhada de preparação da JMJ” e foi importante para “motivar os jovens”. “O balanço é positivo, sobretudo tendo em conta o curto-prazo em que a campanha foi lançada [na Quarta-feira de Cinzas]. Toda a comunidade se envolveu e as pessoas aderiram muito bem”, salienta esta jovem, de 23 anos.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES