Lisboa |
Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo
“Número de abandonos não diz bem de nós”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar lamentou que haja, neste ano, na capital portuguesa, mais de 200 pessoas que foram abandonadas na hora da morte. “Chegamos aqui, a este século novo, com tanta promessa da tecnologia, da ciência, da inovação, e estamos aqui a sufragar 214 homens e mulheres, crianças e idosos, que foram abandonados na circunstância da sua morte. Isto não diz bem de nós”, considerou o prelado, na Missa na Igreja de São Roque, promovida pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa.

No Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo (17 de outubro), a celebração, segundo explicou, pretendia “fazer justiça à memória de tantos e tantos, demasiados, irmãos que na nossa amada cidade de Lisboa, repetidamente, ano após ano, são abandonados por ocasião da doença, da morte e da sepultura”. “Não sei se haverá coisa mais grave, mais dolorosa, do que, nesse estado da nossa vida, sentirmo-nos verdadeiramente abandonados”, reforçou D. Américo Aguiar, sublinhando a atualidade “desta obra de misericórdia”, que, “passados tantos séculos, tem tanta razão de existir e de ser aplicada, hoje, no século XXI”. “Estamos aqui para sufragar a alma destes nossos irmãos, para lhes pedir desculpa e para dar graças a Deus pela vida deles”, apontou.

 

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES