Uma semana com... um padre |
Frei José Fernando: Aniversário em semana de partilha
<<
1/
>>
Imagem
Diz-se “um homem, um frade e um padre muito feliz”. Frei José Fernando, pároco de São Domingos de Benfica, partilhou o seu dia-a-dia no blogue “Uma semana com… um padre” precisamente na semana em que completou 38 anos.

No ano em que a paróquia de São Domingos de Benfica celebra o jubileu, o pároco, frei José Fernando, partilhou a sua semana no blogue “Uma semana com… um padre”. No sábado, dia 20, a apresentação. “Sou o Fr. José Fernando, sou dominicano e pároco de S. Domingos de Benfica. A Voz da Verdade convidou-me a partilhar esta semana convosco. Foi com alegria que aceitei o desafio de me dar a conhecer e transmitir a minha realização como sacerdote ao serviço da Boa Nova, na comunhão de Igreja. O meu tempo costuma ser bastante preenchido com os muitos afazeres de uma Paróquia que contém quase todos os grupos e movimentos; uma paróquia que se pretende viva, dinâmica e com uma renovada evangelização”. Neste dia, ajuda a preparar uma iniciativa para a Quaresma. “Porque queremos realizar a caminhada quaresmal em família e em comunidade cristã procedemos de seguida, com a ajuda de alguns catequista, à preparação da árvore seca que queremos ver revestir-se de folhas verdes e flores pelas boas acções, pela leitura e meditação da Palavra de Deus, pela oração, pela caridade que iremos realizar individualmente e em família ao longo das semanas da Quaresma”.

Domingo, o frei José Fernando opta por duas partilhas. Uma primeira sobre o tempo da Quaresma – “são quarenta dias de preparação para a Páscoa, a maior das festas cristãs” – e uma outra sobre este novo dia: “O Dia do Senhor, o dia do descanso, o Domingo, para nós padres dia muito preenchido, mas simultaneamente um dia muito feliz”. O almoço é no Convento de São Domingos de Lisboa. “O almoço ao domingo é quase sempre feito pelos Frades mais novos, todos cozinham muito bem”, garante.
Na segunda-feira, 22 de Fevereiro, após a missa e diversos atendimentos, a tarde é dedicada a “algum exercício físico, para aliviar o stress”. Depois de uma reunião para “melhorar o sistema de som da igreja e imagem através das novas tecnologias”, é o “regresso ao Convento para o jantar e para a reunião da Comunidade, pois a segunda-feira é sempre o dia comunitário dos Frades do Convento de S. Domingos de Lisboa”.
Na terça-feira, o frei José Fernando fez 38 anos. “Meia-noite em ponto surgem as primeiras felicitações de aniversário. É tempo de agradecer a Deus mais um aniversário, a vida, a família, os amigos e todos os conhecidos e no fim descansar”. Saiba como foi o dia de anos deste jovem dominicano em http://umasemanacom.blogspot.com.
Chegamos a quarta-feira, dia 24 de Fevereiro, “um dia sereno com alguns trabalhos, mas suaves” e duas reuniões: “dos jovens da Vigararia III da qual sou um dos assistentes e dos jovens da Paróquia”. No entanto, um contratempo: “Faltei às duas porque surge, entretanto, um telefonema a solicitar a minha presença de urgência para ministrar os sacramentos da Reconciliação e da Santa Unção”.
Depois de no domingo à noite já ter lido as leituras do domingo seguinte, o dia de quinta-feira serve para “preparar, mais de perto, a liturgia do domingo”, porque “é sempre importante preparar bem as celebrações do fim-de-semana e a Via-Sacra de sexta-feira”. Ainda neste dia, uma boa notícia. “Dirijo-me ao Lar Pe. Carlos para a reunião de Direcção que se prolonga. Nesta reunião tivemos a alegria de poder dar entrada para o lar a duas senhoras que tinham feito a sua inscrição em 2008, é verdade, há um número muito elevado de inscrições para entrar, mais de 500. Infelizmente não podemos resolver todos os casos, mas vamos tentando o melhor”.
Na sexta-feira, dia 26, chegava ao final esta semana de partilha do frei José Fernando: “Ser pároco de S. Domingos de Benfica não é fácil, mas dá muita alegria (…). Tenho como objectivo dinamizar ainda mais a vida da comunidade paroquial, responsabilizar mais os leigos, tornar esta paróquia mais viva, mais forte, mais acolhedora, mais rejuvenescida”.

Comentários e opiniões

 

“É bom no início da semana ter a ajuda valiosa do Irmão em Cristo, para melhor viver a Quaresma que agora se iniciou. Ter que ser mais para quem me rodeia é um dos caminhos que vou procurar viver. Sei que tenho também o auxílio de Nossa Senhora a Mãe de Jesus.”

Romão (Gaeiras)

 

“Caro Frei. José Fernando, É uma alegria revelo! Esteve com a nossa família este Verão na Zambujeira do Mar.”

Diogo Costa Gonçalves

 

“Sr. Padre, os meus parabéns. Só estranhei não ter referido a sua comunidade religiosa no dia dos seus anos... Os dominicanos não celebram os aniversários? Um abraço em Cristo.”

Jerónimo

 

“Olá Frei Zé Fernando, escusado será dizer que desde há muito que sentimos a sua falta lá por Santo Eugénio... Mas não o esquecemos e rezamos por si e por todo o trabalho que está a desenvolver em S. Domingos de Benfica.”

Carlos

 

 

Todas as partilhas do frei José Fernando

http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Frei%20José%20Fernando

 

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES