Uma semana com... um padre |
Padre Nuno Westwood: ?Não gostavas de ser padre??
<<
1/
>>
Imagem
Foi um dos padres que teve mais comentários às suas partilhas. Ao longo de uma semana, o padre Nuno Westwood, pároco de São Julião da Barra, foi partilhando o seu dia-a-dia aos leitores do blogue “Uma semana com… um padre”. No último dia, deixou um desafio aos jovens: “Não gostavas de ser padre?”

Diariamente, colocava online duas partilhas. Uma de manhã e outra à noite. A acompanhar os textos, o padre Nuno Westwood publicava também um vídeo com uma proposta musical. “Realmente não vivo sem música, tanto que um dos lemas da minha vida é: ‘No Music, No Life’. Curiosamente, o meu superior, Frei Hermano da Câmara (pertenço à comunidade dos Apóstolos de Santa Maria), tem um álbum intitulado “Deus é Música”. Não podia concordar mais”, garante.

Os comentários e opiniões de quem seguiu a semana do pároco de São Julião da Barra, em Oeiras, mostravam a proximidade de muitos cristãos a este sacerdote. Até sua mãe (ver caixa) deixou uma mensagem ao padre Nuno, um sacerdote que acredita na evangelização através da internet. “Vou aproveitar para actualizar o meu blog ‘Zimborios’ (http://zimborios.blogspot.com), onde faço uma partilha de textos, mensagens e vídeos interessantes que chegam diariamente à minha caixa de e-mails”.

Estávamos no dia 9 de Janeiro de 2010. “E porque hoje é sábado não resisto a uma bela tentação que já há muito não faço: rezar online em sintonia com os irmãos de Taizé”. O domingo, para o padre Nuno Westwood, foi dedicado às Eucaristias e à família. Foi também o dia de criação de mais um blogue. “Ao chegar a casa, decidi terminar o desdobrável para divulgação do Centro Social Paroquial e das suas actividades. Quis arriscar um pouco mais e acabei por fazer também o blogue do centro (http://www.centrosocialdabarra.blogspot.com). Ainda está muito fraco, mas já se pode ficar com uma pequena ideia”, refere.

Na segunda-feira iniciou “um processo de casamento daqueles que nem os filmes de Hollywood conseguem descrever”, em que “os noivos, uma família pobre da paróquia, já andam na casa dos 80 anos e estão casados civilmente há 50 anos”. Saiba mais em http://umasemanacom.blogspot.com.

Na terça-feira, dia 12, o padre Nuno revela que nasceu em Benguela (Angola). Leia a sua história em http://umasemanacom.blogspot.com e conheça também a devoção mariana deste sacerdote. Depois, partiu para Braga onde participou no Congresso Internacional sobre o Presbítero. Quarta-feira foi um “grande dia" por várias razões: “boa companhia, boa comida, boas conferências, boas recordações... não estivesse eu no Minho”. E quinta-feira recordou “uma das características mais bela da nossa Igreja: a sua universalidade e a comunhão fraterna à volta de Cristo”. E chegávamos a sexta-feira, último dia da partilha, com o padre Nuno a contar “a primeira interpelação ao Sacerdócio” e a recordar a perguntam que lhe fizeram há 20 anos atrás: “Não gostavas de ser padre?”. “Oxalá, algum jovem, ao ler este pequeno testemunho ao longo da semana, possa sentir-se interpelado e, num acesso de alguma sã loucura e feliz ousadia, responder afirmativamente ao apelo de Cristo e da Igreja”, deseja o padre Nuno Westwood, terminando: “É verdade, lembram-se daquele casal octogenário que deseja celebrar o sacramento do matrimónio que vos falei no início da semana? Pois bem, sempre casam amanhã”…

 

 

Comentários e opiniões

 

“Olá meu filho. Realmente a música de Taizé eleva a alma... e faz-me voltar aos dias em que os amigos polacos estiveram em nossa casa. Bons momentos. Beijos de saudades da mãe que te adora”

Mãe do padre Nuno Westwood

 

“São 00,30 da noite de domingo e como sou padeiro vou trabalhar com a música ‘All You Need Is Love’ no ouvido. Uma excelente semana.”

Luís Lopes da Benedita

 

“Obrigada, P. Nuno por esta alegria contagiante, que nos enche o coração de bons e santos sentimentos. Depois de um dia chuvoso e cinzento, só mesmo esta partilha tão rica de melodias e de amor fraterno para nos alegrar...”

São

 

“Muito obrigada Pe Nuno por nos dar ainda mais de si. Assim conseguimos entender um pouco melhor quão dificil é a vida de sacerdote. Mas também é bom perceber que os sacerdotes também gostam de música como nós. Fico contente por saber que a sua melhor companhia é Nossa Senhora.”

Matilde

 

“Estou muito orgulhosa do meu Director Espiritual!!! Eu já o conheço bem, ao seu estilo de vida e aos seus sentimentos, mas fico muito feliz por ver que este blog está a conseguir dar um grande testemunho do que é verdadeiramente, viver em pleno a vocação a que Deus nos chama!”

Edite Maria

 

“Olá Pe. Nuno. Obrigada pelas suas palavras. Apesar de tudo, é bom sentirmos que os Padres que partilham das nossas vidas também são humanos e também choram. Temos muitas saudades suas.”

Ritita

 

“Ao ler os comentários do Pe. Nuno deparo-me com uma constatação muito interessante: este blogue retrata o Pe. Nuno exactamente como ele é!”

João Pedro

 

Deixe também o seu comentário, opinião ou sugestão no blogue “Uma semana com... um padre”

 

 

Partilha do padre Nuno Westwood

Se quiser ler todas as partilhas e comentários da semana do padre Nuno Westwood basta aceder a http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20Nuno%20Westwood

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
José Luís Nunes Martins
i) Deus está na alegria e na tristeza. Está sempre presente, ainda que muitos dos que se sentem alegres...
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Qualquer reforma é um dinamismo permanente na vida das pessoas e instituições. Nesse sentido se entente...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES