Juventude |
Na Sé de Lisboa
Vigília de Pentecostes
<<
1/
>>
Imagem

A partir da Exortação ‘Cristo vive’, do Papa Francisco, mais de 250 jovens rezaram na Sé de Lisboa, do dia 8 de Junho, na vigília organizada pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

Presidida pelo Pe. Carlos Gonçalves, Assistente do Serviço Diocesano da Juventude, esta noite de oração reuniu mais de 250 jovens. O tema “Invoca o Espírito Santo e caminha confiante”, assim como todos os textos que foram meditados, foram retirados da última exortação do Papa Francisco – ‘Cristo vive’ – dirigida aos jovens de todo o mundo.

Dividida em três partes – Deus é amor, Cristo Salva-te e Ele vive –, a vigília de oração percorreu os números do Capítulo IV - O GRANDE ANÚNCIO PARA TODOS OS JOVENS. A partir de cada texto do Papa Francisco, foram propostas passagens bíblicas, seguidas de tempos de silêncio e de uma meditação pelo Pe. Carlos Gonçalves. Em cada ano, o Serviço da Juventude convida um grupo de jovens para assegurar os cânticos da vigília e, desta vez, o coro veio da Paróquia de São Sebastião da Pedreira, da cidade de Lisboa.

A exortação ‘Cristo vive’, cujo conteúdo já destacámos nesta página dedicada à pastoral juvenil, é escrita num estilo muito próximo, como uma carta escrita pelo Santo Padre a cada jovem, na sua situação particular na Igreja, com as suas certezas e hesitações, quedas e sucessos, alegrias e desilusões – “Nas três verdades (Deus ama-te, Cristo salva-te, Ele vive), aparece Deus Pai e aparece Jesus. Mas, onde estão o Pai e Jesus Cristo, também está o Espírito Santo. É Ele que prepara e abre os corações para receberem este anúncio, é Ele que mantém viva esta experiência de salvação, é Ele que te ajudará a crescer nesta alegria se O deixares agir. O Espírito Santo enche o coração de Cristo ressuscitado e de lá, como duma fonte, derrama-Se na tua vida. E quando O recebes, o Espírito Santo faz-te entrar cada vez mais no coração de Cristo, para que te enchas sempre mais com o seu amor, a sua luz e a sua força.” (Papa Francisco, ‘Cristo vive’, 130)

 

_____________


Formação de Animadores

Pela primeira vez nesta vigília anual foram entregues os diplomas aos finalistas do curso de Formação de Animadores (FA) 2015-2018. Um momento marcado pelo compromisso dos animadores e por uma bênção de envio. Além dos animadores estiveram também presentes membros da equipa formadora, que acompanha e orienta este percurso de três anos. Num total de nove encontros (três em cada ano pastoral), esta é uma experiência destinada a todos os que já são ou querem ser animadores de grupos de jovens. Não pretende ser uma formação “prática” de animação de grupos, mas uma experiência pastoral, de partilha de conhecimentos e vivências das igrejas locais da nossa diocese. Todos os anos se inicia um novo grupo, e as inscrevem-se jovens provenientes de muitas paróquias da diocese, por iniciativa própria ou desafiados pelos seus párocos, numa diversidade que se vai revelando ao longo do percurso geradora de amizades fortes, de encontros e colaborações até fora do contexto da FA. O itinerário temático está já definido pelo Serviço da Juventude, mas cada equipa formadora, da qual faz sempre parte um sacerdote, tem a autonomia para o adaptar ao grupo, a partir da sua criatividade e sensibilidade pastoral. A Vigília de Pentecostes foi o momento escolhido para assinalar o fim desta caminhada, pela sua dimensão comunitária e de envio destas testemunhas do amor de Deus inspiradas pelo Espírito Santo.

texto por Cláudia Lourenço
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES