Juventude |
Tomás Virtuoso deixa testemunho
Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil
<<
1/
>>
Imagem

Na última reunião do Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil da nossa diocese, que decorreu no dia 30 de junho, no Seminário dos Olivais, e estiveram presentes 16 representantes de movimentos, equipa vicariais e serviços diocesanos.

A reunião contou com a presença de Tomás Virtuoso, um dos três jovens portugueses que participou, em Roma, na reunião pré-sinodal sobre o Sínodo dos Bispos com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional". Este jovem, pertencente ao movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, deu o seu testemunho e partilhou a forma como decorreu esse encontro em que participaram jovens de todo o mundo, crentes e não crentes, os assuntos que foram discutidos e as conclusões que fizeram parte do documento final que integra o Instrumentum Laboris  (Documento de trabalho) dos Bispos para o Sínodo a decorrer em Outubro, no Vaticano.

No Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil foi também apresentado o programa de actividades do Serviço da Juventude para o ano pastoral 2018/2019, cujo tema será o mesmo designado para toda a Diocese - Viver a liturgia como lugar de encontro.

De destacar a oração a realizar dia 13 de Outubro, dedicada aos trabalhos do Sínodo sobre a Juventude que nessa altura estará a decorrer em Roma e para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que se realizará a 7 de Abril de 2019.

 

_________


JMJ Panamá

O Papa Francisco confirmou esta semana formalmente a sua presença na  34.ª Jornada Mundial da Juventude. O encontro mundial de jovens vai realizar-se entre 22 e 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central.

O Panamá é o país com maior percentagem de católicos na América Central: os cerca de 2,6 milhões de batizados representam 80% da população; a Igreja Católica está organizada, territorialmente em oito dioceses. 

De Lisboa, em viagem organizada pelo Serviço da Juventude diocesano, serão cerca de 20 os jovens participantes. Um número reduzido em relação  a jornadas anteriores, mas facilmente explicável pela data de realização do encontro - Janeiro - e pelo valor elevado associado à participação.

Na Cidade do Panamá continuam a decorrer os preparativos para a JMJ, tendo sido realizada uma reunião com os representantes mundiais de Pastoral Juvenil de cada  país, tendo Portugal sido representado pelo director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, P. Filipe Diniz.

No dia 4 de Julho foi lançada a versão internacional do hino oficial da JMJ gravada em cinco idiomas – espanhol, inglês, francês, italiano e português. Pedro Mann, o director artístico da JMJ, justificou assim a edição desta versão: “A Jornada Mundial da Juventude é um evento internacional e multilingue, por isso o hino tem de cantar-se em vários idiomas e não podemos esquecer que embora se espere que a maioria dos peregrinos sejam hispânicos, muitos serão de língua portuguesa, inglesa, italiana e francesa.” Esta versão está disponível para download no site oficial da JMJ – www.panama2019.pa.

  

_________


Ano pastoral 2018-2019: ‘Liturgia #lugardeencontro’

 

“A liturgia é lugar de encontro com Deus e também da comunidade cristã

enquanto Povo de Deus que celebra. Além da beleza dos espaços e dos

ritos, da música e do canto, a celebração da fé é chamada a educar para a

interioridade, para a comunhão e para o silêncio, criando momentos que

disponham à escuta de Deus.”

in Constituição Sinodal de Lisboa, nº 47

 

03 OUT: Início do Sínodo dos Bispos: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

13 OUT: Oração pelo Sínodo

28 OUT: Encerramento do Sínodo dos Bispos: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

03 NOV: Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil

19 JAN: Vigília Ecuménica Jovem

22 a 27 JAN: Jornada Mundial da Juventude: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”

7 ABR: Jornada Diocesana da Juventude

08 JUN: Vigília de Pentecostes

29 JUN: Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil: #lugardeencontro, no Seminário dos Olivais

21 SET: XXIV Festival Diocesano da Canção Cristã

FORMAÇÃO DE ANIMADORES

As pré-inscrições para o novo ciclo decorrem até 15 de Outubro

ITINERÁRIO JUVENIL

Guia para três anos de encontros de grupos de jovens (pós-Crisma)

SABE MAIS EM:

www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

www.facebook.com/juventudelisboa

textos pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES