Bible Challenge |
Bible Challenge – nº36
D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa
<<
1/
>>
Imagem
Video

Agradeço ao padre Miguel o desafio que ele me fez sobre a Palavra.

A Palavra que tem norteado a minha vida, desde o meu ministério sacerdotal, e agora no meu ministério episcopal, é uma citação de Lucas, capítulo 22, versículo 27, no contexto da Paixão, em que Jesus diz: «Eu estou no meio de vós, como aquele que serve.» (Lc 22, 27)

Esta é uma marca da identidade de Jesus: estar para servir. Ele mesmo o repetiu muitas vezes aos discípulos, e aos apóstolos: ‘O Filho do Homem não veio para ser servido, veio para servir’, e veio para dar a vida.

O meu fundador, São João Bosco, dizia: ‘O Senhor pôs-me no mundo para os outros’. A grandeza do cristão, e a grandeza do discípulo, está exatamente nisto: em servir como o Mestre, em estar para servir, para acompanhar, para ajudar, para ser próximo, para ser samaritano, para colocar os dons e as capacidades que o Senhor deu ao serviço do seu Reino e na missão que Deus confia, a cada um de nós. Por isso, esta Palavra é uma palavra que tem enchido e preenchido a minha vida, que a tem norteado e continua a nortear, no sentido de estar para servir. Estar disponível para servir onde o Senhor quer, segundo a sua vontade, segundo onde é necessário, segundo as exigências e as necessidades do Reino de Deus, da Igreja que eu sirvo, aqui em Lisboa.

Agora gostava de desafiar o senhor D. Nuno Brás para a próxima mensagem, para o próximo desafio sobre esta Palavra que a VOZ DA VERDADE, em boa hora, lançou a todos nós.

 

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES