Uma semana com... um padre |
Padre Jorge Sobreiro: Deixar tudo e seguir o Senhor
<<
1/
>>
Imagem
O padre Jorge Sobreiro, pároco de Azueira e Enxara do Bispo, viveu uma semana intensa, com o Dia dos Seminários, a presença em Fátima e o Encontro Vicarial de Jovens. Dia-a-dia, foi partilhando a sua semana aos leitores do blogue “Uma semana com… um padre”.

Depois de no passado mês de Julho o padre João Sobreiro ter partilhado o seu dia-a-dia com os leitores do blogue “Uma semana com… um padre”, a semana passada foi a vez do seu irmão Jorge partilhar os seus dias de sacerdote. “Sou o Pe. Jorge Sobreiro, sou prior, desde há 3 anos, das paróquias da Azueira e da Enxara do Bispo, concelho de Mafra, da Vigararia XI. Sou padre há 5 anos. Depois das apresentações iniciemos a partilha”. Domingo, dia 15: “Este Domingo foi muito engraçado (cheio de Graça de Deus). Depois das celebrações e do almoço tomei rumo para o Seminário dos Olivais. Alguns paroquianos estavam na actividade organizada pelos Seminários da nossa Diocese e eu queria estar presente. Na minha mente estava apenas o desejo de estar com eles, mas Deus trocou-me as voltas”. Saiba porquê em http://umasemanacom.blogspot.com. Depois teve uma Reunião de Preparação para o Crisma, na Paróquia da Azueira, e à noite uma reunião com os catequistas de Adolescentes para preparar o próximo tempo do Advento: “Cheguei a casa tarde mas feliz. Mas mais feliz fiquei porque o meu colega estava ainda na sala à minha espera. Aproveito para dizer que, apesar de ser prior da Azueira e da Enxara do Bispo, vivo na casa paroquial do Milharado. O prior do Milharado, o Pe Paulo Serra, é meu colega de curso e eu vivo com ele. É muito importante para mim viver com um irmão no sacerdócio. É um ponto de apoio, de partilha e oração. Estes 3 anos têm sido um caminhar juntos no anúncio de Jesus Cristo”.

A segunda-feira é o “dia de folga”, um dia mais dedicado ao descanso. “Por hábito não existe despertador à segunda feira! É sempre bom acordar sem aquele som estridente. Não vos digo a que horas acordei!”, brinca o padre Jorge. Jogou futebol com outros padres, no pavilhão do Externato de Penafirme, “Hoje a equipa onde joguei ganhou. Ainda bem, porque no futebol, este ano está a ser difícil. É que sou um ‘ferrenho’ do Sporting. É uma das minhas fragilidades!”, assume.

Iniciava-se então uma semana “muito difícil”. A manhã da terça-feira foi para preparar o Encontro Vicarial de Jovens, que se realizava no fim-de-semana seguinte. “Esta Equipa Vicarial de Jovens tem sido, para mim, em determinados momentos, uma identificação com a Cruz de Cristo”. Quarta-feira o padre Jorge Sobreiro escreveu do Santuário de Fátima. Porquê? Descubra em http://umasemanacom.blogspot.com. Quinta-feira, dia 19, foi dia de chegar de Fátima e partir novamente: “Foi estranho; cheguei a casa, deixei a roupa suja, coloquei roupa lavada no saco agarrei no saco-cama e lá vamos nós para Janas, no Concelho de Sintra. Ser padre é ser um com Cristo, é agir na pessoa de Cristo e assim como Cristo percorria as cidades e aldeias, assim os padres percorrem os caminhos do mundo, anunciando a Boa-Nova”. E a semana terminou no sábado, dia 21, com a certeza de que para alcançar a vida eterna “só deixando tudo e seguindo o Senhor”.

 


Comentários e opiniões

 

“Que o Senhor te continue a providenciar dias com Graças.”

Luis M. P. Lopes

 

“Gostei tanto de te encontrar aqui, pe. Jorge. Sabes que tenho acompanhado o teu percurso à distância, mas rezo por ti, para que sempre dês testemunho da Beleza de Deus, com a tua disponibilidade. Continua. Precisamos de padres que mostrem, com a vida, que é bom seguir o Mestre.”

Salomé Capinha (Gaeiras)

 

“Olá, Pe. Jorge! Estive presente na sua partilha no seminário dos Olivais. E agora tenho a alegria de o encontrar aqui. (…) Esta alegria vem do facto de ao olhar para si ver um instrumento de Deus a actuar na vida de todos. E de também perceber como é feliz nesta entrega ao Senhor!”

Aninhas

 

“Vida cheia a sua, mas rica. Obrigada pela partilha tão sincera, escrita na 1ª pessoa e sem rodeios. Transpira autenticidade e isso é um testemunho forte da alegria de ser cristão. Parabéns... Continue assim.”

MSF

 

“Mesmo que seja difícil, aposte no trabalho com os jovens. Neles está o futuro da Igreja. Há muito trabalho a fazer com a gente mais nova. Não haverá é muita gente com disponibilidade e formação para os acompanhar e compreender, porque estamos na era do muito que fazer.”

Catequese DA ESTRELA

 

“É um orgulho tê-lo como padre. Não é nada pequeno. É um grande Homem. Faz o que pode. Obrigado por rezar por nós todos aos pés da Mãe. Esta semana de partilha veio mesmo a calhar, pois apesar de estar mais tempo longe, esta partilha aproxima-nos.”

Marta e João

 

“Realmente somos todos diferentes. Mas Deus actua, se deixarmos que isso aconteça. É o mistério da liberdade humana, mas ainda bem que nas pessoas com quem estava se deu conta desse actuar e das mudanças operadas.”

Maria José

 

“Em primeiro lugar, fiquei muito feliz por este ter sido o Sr. Padre o escolhido para partilhar esta semana. Pois, como todos os que andam nestas coisas sabem, a semana antes de uma grande acontecimento dá imenso trabalho e há imensa coisa a fazer. No entanto, o Pe Jorge não pode estar fisicamente connosco nos trabalhos finais e dias que antecederam o EVJ; mas falou de nós no blog e isso alegrou-nos muito! :)”

Mena

 

Deixe também o seu comentário, opinião ou sugestão no blogue “Uma semana com... um padre”

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES