
Vamos assistindo, com muita frequência, nos novos areópagos da comunicação, a grandes discussões sobre diversas temáticas e, na maior parte das vezes, a muita gente que se pronuncia sobre tudo sem conhecer o que efetivamente é o assunto em causa. Hoje, sobretudo com a propagação das redes sociais, todos têm e fazem a sua opinião pública, seguindo na maior parte das vezes o que outros dizem e opinam, mas sem o conhecimento verdadeiro, aprofundado ou até confirmado do que se vai dizendo.
Vamos vendo, também, que cada vez menos se pensa e reflete porque a opinião pública vai-nos dando, já, tudo pensado e reflectido, de um modo, muitas vezes direcionado. Há pouca preocupação em querer conhecer, em ler, porque afinal já tudo nos é dado mastigado e nós, porque nos fomos habituando a isso, e talvez por preguiça ou inércia, só precisamos de fazer a digestão. Alegorias à parte, gostava de ajudar a perceber que precisamos de nos informar, esclarecer, aprender, estudar, aprofundar, conversar, dialogar, conhecer a verdade das coisas para que sejamos capazes de fazer as nossas sínteses esclarecidas sobre os assuntos.
No Jornal VOZ DA VERDADE vamos procurando trazer a informação necessária, através de artigos de opinião esclarecida, documentos publicados e reportagens que trazem a vida e a verdade dos acontecimentos. Queremos, por isso, ser instrumento que ajude a formar.
Com muita frequência fazem-se também surgir questões laterais àquelas que são verdadeiramente importantes para distração das consciências. Surgem temas que se tornam polémicos, com a força e o impacto dos media, que contornam outras realidades para as quais todos devíamos estar verdadeiramente atentos.
O tema da Eutanásia está em cima da mesa e será que todos sabem o que isso significa? A Conferência Episcopal Portuguesa publicou no dia 8 de março de 2016 uma Nota Pastoral e um guia de perguntas e respostas sobre esta questão tão pertinente para a qual precisamos estar devidamente esclarecidos. Se ainda não conhece procure aqui: http://bit.ly/2sZZ4nd.
Mas não deixe de conhecer porque “Não se elimina o sofrimento com a morte: com a morte elimina-se a vida da pessoa que sofre”.
![]() |
Pe. Alexandre Palma
Segundo alguns, a humanidade mudará nos próximos 20 anos mais do que nos passados 200. Não se tratam apenas de modificações nas suas formas sociais.
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
Ao ler as opiniões que se vão publicando a respeito da trágica situação que vive hoje a Terra Santa, nota-se nelas a tendência para tomar partido.
ver [+]
|