Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
A notícia que não passa
<<
1/
>>
Imagem

Na paróquia onde sou pároco, Benfica, realizámos no passado sábado, com as crianças da Catequese paroquial, a habitual festa de Natal. Foi um momento belo de encontro, convívio, partilha, com a presença também de pais e avós. Era a família reunida em volta de um acontecimento que foi notícia durante cerca de duas horas.

Não tendo eu nada que ver com guião desta festa – isto é, foi pensado por uma comissão de catequistas –, quase parecia ter sido influenciado pelo pároco, jornalista e diretor de um jornal, a propor o guião da festa.

Qual o mote? Um noticiário televisivo. Qual a notícia? Bom, essa é uma notícia que não passa: o nascimento de Jesus em Belém. Foi um noticiário completo, com a reportagem em direto dos vários lugares onde tudo aconteceu. Com o contexto da notícia, a origem da notícia, a história da notícia e os intervenientes da notícia.

No fundo, uma forma diferente de falar e contar a história de um acontecimento que marcou a humanidade, que é a origem do Natal, mas que hoje parece tender a ficar esquecido ou posto de lado.

Embora seja uma notícia com mais de dois mil anos, o nascimento do Filho de Deus, o Salvador, é notícia ainda hoje porque trouxe uma nova Luz ao mundo para iluminar as muitas trevas em que tantas vezes nos deixamos cair. É notícia porque em cada página da ‘reportagem’ escrita pelas diversas testemunhas encontramos sempre a novidade que se actualiza na nossa vida, todos os dias, quando deixamos que a Palavra nos interpele, nos converta e nos transforme. É, por isso, uma boa notícia, que em grego se traduz por ‘Evangelho’. 

Não deixemos que o Natal deixe de ser a notícia de Jesus na nossa vida. Vivamos este Natal com Jesus, testemunhando a notícia que, apesar de não abrir noticiários ou não ser capa nos jornais, continua a ser a mais importante notícia de todos os séculos. Jesus nasceu. Demos Glória a Deus.

A todos os nossos leitores, amigos, colaboradores e benfeitores, votos de um Natal Santo e de um ano 2018 com a bênção de Deus.

 

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES