Uma semana com... um padre |
Padre João Sobreiro: Férias, um tempo providencial, para rezar mais a Deus
<<
1/
>>
Imagem
Um padre em férias. Esta foi a proposta do blog “Uma semana com… um padre”. O sacerdote escolhido a partilhar o seu dia-a-dia em tempo de descanso foi o padre João Sobreiro, ordenado há dois anos.

“Gostaria de começar com um pequeno reparo: as minhas férias só começam a partir de amanhã. Inauguro a semana de partilha ainda nas paróquias onde estou”. Feita a observação, o padre João Sobreiro, vigário paroquial (coadjutor) de Alguber, Bombarral, Figueiros, Outeiro da Cabeça, Painho, Roliça e Vale Covo, assume que quando ouviu falar do blog “Uma semana com… um padre” não gostou muito da ideia. E explicou porquê: “Desde já, devo dizer que para mim é um pouco constrangedor partilhar a minha vida sacerdotal com todos os possíveis “cibernautas” do blogue. Esse constrangimento, deve-se, em parte, à conversa que, logo no princípio do presente blogue, tive com um dos padres da equipa pastoral onde estou inserido, o padre Sérgio Bruno. Recordo-me que comentámos que se calhar esta iniciativa não seria muito boa pois concentraria na figura isolada do padre este ano sacerdotal que se quer vivido, evidenciando todo povo que é sacerdotal. Pois bem! Comentas e agora aqui estás! Estão todos a pensar… pois bem! Que seja para maior glória de Deus e da sua Igreja! Peço que não olhem só para aquilo que o padre faz ou deixa de fazer. Olhem para este blogue, com olhos de fé: para Deus que na sua Igreja não deixa de querer precisar de homens fracos para se fazer presente; e, meus caros (as), Ele continua a chamar todo o seu povo!”.

Sublinhando, depois, ser “fantástico poder partilhar a vida pastoral com os irmãos”, o padre João Sobreiro salienta como é importante rezar em comunidade. O domingo foi dia da “missa nova” do padre Ricardo Ferreira. “Que momentos fantásticos estes! Como foi bom testemunhar a acção de Deus na vida do Pe Ricardo, testemunho esse que já tinha sido iniciado no Seminário pois ainda caminhámos juntos. Usando uma expressão que ele usou na missa: pude testemunhar o milagre de Deus a agir na sua vida! Obrigado Ricardo pelo bem que me fizeste!”

E as desejadas férias começaram! “Olho para este tempo como um tempo providencial. É um tempo onde podemos rezar mais a Deus e pensar mais na alma”, garante. O livro que está a ler é “O Cura d’Ars”, de Francis Troucho. “Em pleno ano sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da sua morte, pareceu-me a escolha sensata. Devo dizer-lhes que á um livro fantástico”, sublinha.

As férias são também oportunidade para poder partilhar a vida com alguns padres amigos. Saiba mais em http://umasemanacom.blogspot.com.

 

 

Comentários e opiniões:

 

“Que interessante a história desta família! Num só casal, dois padres, neste nosso tempo!

Admiro-os também pela coragem de não abdicarem de dar uma educação exigente aos filhos. Para além da herança das orações do avô, de todo o ambiente familiar cristão, há o forte testemunho desta Mãe. Parabéns a todos e obrigada pelo vosso exemplo.”

Maria Tanganho

 

“Realmente este Blog desperta muito interesse... Não é para saber a vida das pessoas, mas porque apresenta histórias de vida mesmo fantásticas!”

Catequese da Estrela

 

“Olá! É com grande alegria que comento este blog, nomeadamente, o testemunho do Pe. João Sobreiro. Acompanhei o seu crescimento enquanto seminarista, quando ele acolitava na Paróquia das Caldas da Rainha, nas férias do seminário. Acompanho-o agora nas paróquias onde está e ainda mais através desta partilha... Tenho por ele uma grande estima. É para mim exemplo de serviço ao Senhor e rezo para que O continue a servir plenamente.”

Ana Margarida

 

Deixe também o seu comentário, opinião ou sugestão directamente no blog “Uma semana com... um padre” ou através do e-mail olharpublico@gmail.com

 

 

Propostas de livros para o Ano Sacerdotal:

Diálogo de Bento XVI com os Sacerdotes

O livro “Diálogo de Bento XVI com os Sacerdotes”, da Paulus Editora, dirige-se especialmente aos sacerdotes, mas também a todos os cristãos comprometidos. O Papa, como bispo de Roma, reúne-se regularmente com os sacerdotes daquela diocese para animá-los e fortalecê-los através de um diálogo aberto, sincero e profundo. Nesta obra, fazemos chegar aos sacerdotes e cristãos de Portugal as palavras dirigidas aos sacerdotes de Roma no ano de 2009, em sua forma original de diálogo.

 

O Cura d’Ars, de Francis Trochu

A obra “O Cura d’Ars” retrata a vida de João Maria Batista Vianney (1786 - 1859), um sacerdote francês, canonizado pela Igreja Católica e considerado o padroeiro dos sacerdotes. O autor do livro, o cónego Francis Trochu, foi o primeiro a compulsar os documentos da beatificação e canonização. A obra “O Cura d’Ars”, que recebeu o Prémio da Academia Francesa para o melhor livro sobre o Cura d’Ars, encontra-se à venda na Livraria Nova Terra, no Patriarcado de Lisboa.

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES