Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Parabéns Santarém!
<<
1/
>>
Imagem

No passado sábado chegou-nos a notícia de que o Santo Padre, o Papa Francisco, tinha aceitado a resignação de D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém, pelo limite de idade e, ao mesmo tempo, nomeara como Bispo para aquela diocese, nossa vizinha, um dos Bispos Auxiliares de Lisboa, D. José Traquina.

É uma notícia que nos deixa um misto de sentimentos. D. José Traquina tem deixado uma marca muito própria do seu ministério e do seu cuidado de pastor nos lugares por onde tem passado e nas pessoas com quem se tem relacionado. Por isso, ver partir para outra diocese um bom pastor deixa-nos sempre a ‘tristeza’ da ‘partida’ mas também a grande alegria por saber que aqueles que o vão acolher vão poder receber muito da sua melhor vontade, proximidade, bom senso, amizade, acolhimento, amor à Igreja, disponibilidade, grandeza de coração, paternidade espiritual e, acima de tudo, testemunho de grande fé.

Poderei ser suspeito de qualquer observação ou comentário que faça, porque conheço D. José Traquina desde 1993, altura em que tinha assumido, como pároco, a Paróquia de Bombarral. Era eu jovem, oriundo de uma paróquia vizinha (Cadaval) e, por isso, conheci-o no decorrer de um encontro com outros jovens, no início da pastoral juvenil da Vigararia Cadaval-Bombarral. Desde então, o conhecimento deu espaço à amizade e, mais do que isso, o seu testemunho de vida sacerdotal foi de grande importância para um caminho com Deus e de um despertar vocacional que me conduziu até ao que hoje vivo e sou, com grande felicidade.

Há muitos anos atrás não imaginaria o caminho que Deus me faria percorrer. A estrada que vamos trilhando em cada dia é d’Ele e só Ele nos pode conduzir. Mas nessa mesma estrada precisamos e encontramos guias que nos ajudam na peregrinação da vida. D. José Traquina tem sido, para tantos, esse guia que agora é chamado a guiar outra porção do Povo de Deus, a Diocese de Santarém.

Da nossa parte, fica a certeza da oração continuada pelo seu ministério episcopal, bem como por todos os bispos da Igreja. À Diocese de Santarém, as nossas felicitações por tão grande dom que Deus lhe concede. Parabéns Santarém!

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES