
Organizado pelo Santuário de Fátima, o ‘Jubileu Jovem’ desafia os jovens de todo o país a descobrirem na Mensagem de Fátima uma proposta de espiritualidade para o século XXI.
O Santuário de Fátima está a celebrar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora a Francisco e Jacinta, que o Papa Francisco canonizou em 13 de maio, e à sua prima Lúcia. Neste contexto, o JubJovem 2017 tem como tema “O segredo da paz, o caminho do coração”. Esta peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos.
O JubJovem propõe aos jovens uma experiência intensa de silêncio e oração, para olhar o coração da Mãe de Jesus e ouvir no próprio coração a interpelação à conversão pessoal que Ele, por Ela, dirige; também propõe a celebração da gratidão por tanto bem que Fátima fez e continua a fazer acontecer neste tempo da história.
O JubJovem é uma festa para a qual são convidados todos os jovens, entre os 16 e os 35 anos, que queiram abrir o seu coração e o seu futuro a novas raízes de alegria e confiança.
Programa
Na manhã do dia 9, sábado, a partir das 10h00, começa o acolhimento dos participantes no JubJovem 2017. Da parte da tarde, vão ser apresentadas diversas propostas de atividades que ajudem a preparar a paz. Às 17h00, será a abertura oficial do JubJovem na Capelinha das Aparições, depois de se atravessar o Pórtico do Jubileu. Segue-se um primeiro grande encontro, na Basílica da Santíssima Trindade, para conhecer o coração da paz.
A noite será de direta – a Directa Pacis. Após participar no Rosário e na Procissão das Velas, o festival para alcançar a paz reunirá cantautores conhecidos e vai ser um momento largo de convívio e festa que se prolongará pela noite dentro.
Na madrugada, percorre-se o caminho do silêncio à procura da paz do coração e os jovens vão voltar à Basílica da Santíssima Trindade para viver a paz, reconhecendo-a como dom e assumindo-a como compromisso.
Ao nascer do sol, veremos o Domingo a iluminar a Cruz Alta e cada um poderá descobrir o propósito de vida que quer levar do Jubileu.
Após algum tempo de descanso, às 10h00, os jovens unem-se a todos peregrinos no Recinto, para rezar o Rosário, celebrar a Eucaristia e participar na Procissão do Adeus.
Inscrição
A inscrição é gratuita e para os jovens da Diocese de Lisboa deverá ser feita através do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa. Para mais informações: www.juventude.patriarcado-lisboa.pt
________________
Centenário das Aparições – Fátima
Casa do Jovem reaberta com propostas de Verão
Jovens convidados a viverem no Santuário a espiritualidade de Fátima, com o tema “Quereis oferecer-vos?... Sim, queremos”.
O Santuário de Fátima oferece aos jovens um lugar próprio, a Casa do Jovem. Situa-se atualmente sob a Colunata Norte do Santuário e tem funcionado nos fins de semana de Verão, como um “espaço de escuta e de diálogo, de oração e de reflexão, vocacionado para os jovens”, refere o site www.fatima.pt.
Os responsáveis do espaço explicam que, para este ano 2017, a proposta sublinha a “dimensão vocacional da existência, percebida e vivida como resposta a uma interrogação que interpela a liberdade pessoal de cada um, como aconteceu com os pastorinhos logo na primeira aparição mariana: «– Quereis oferecer-vos a Deus? – Sim, queremos»”. A proposta para este ano acontece todos os fins de semana do Verão, desde o primeiro dia de julho até ao primeiro dia de setembro, com início às 10h30 de sábado e conclusão às 16h30 de Domingo.
Programa e inscrições
O programa e o formulário para as inscrições estão disponíveis em www.fatima.pt/pt/pages/propostas-de-verao
Animadores voluntários
Para dinamizar esta iniciativa, está a constituir-se, para cada fim de semana, um grupo de Animadores, entre os 17 e os 25 anos, provenientes de paróquias e/ou movimentos e/ou Congregações e/ou Seminários. O Santuário de Fátima garante as refeições dos voluntários que aderirem à proposta e o alojamento àqueles que necessitarem.
Para mais informações: jovens@fatima.pt
![]() |
José Luís Nunes Martins
A vida é uma luta constante, na qual é preciso que cada um de nós escolha com sabedoria as lutas em que entra, em que momento e com que estratégia.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
1. Uma lei para matar.
Após um longo processo legislativo, que andou pelas mentes dos deputados sem...
ver [+]
|