
‘A alegria do amor’ é a Exortação apostólica pós-sinodal que recolhe os resultados de dois Sínodos sobre a família convocados pelo Papa Francisco. Trata-se de um verdadeiro hino à família que salienta a beleza do amor total, fiel e indissolúvel entre homem e mulher que se torna fecundo na geração dos filhos, na educação dos mesmos, na família alargada e na sociedade. Aborda também a problemática das famílias feridas, da atitude pastoral que Igreja é chamada a desenvolver no cuidado pelas mesmas. Este documento coloca a família no centro da vida da Igreja, abordando esta temática com um grande realismo, de uma forma simples e bela. Afasta-se, portanto, da estéril contraposição entre a ânsia de mudança e a aplicação pura e simples de normas abstratas que marcou muitos debates ao longo desta caminhada sinodal.
A Exortação ‘Amoris laetitia’ traz-nos um olhar atento sobre a realidade da família do nosso tempo, desafiando-nos a colocar a família como centro da ação pastoral da Igreja e da vida das nossas sociedades. Os contributos que este documento nos deixa em temas como o da preparação e acompanhamento do matrimónio, a espiritualidade familiar, a educação dos filhos, a misericórdia no discernimento pastoral das situações familiares difíceis, são de uma grande riqueza e, decerto, ajudarão a conduzir as famílias e a Igreja, entendida como família de famílias, à plenitude de amor e comunhão que Deus nos promete.
![]() |
José Luís Nunes Martins
O amor é firme, paciente e tranquilo. Aprende-se a amar e a humildade de nunca se dar por satisfeito é a razão pela qual não tem fim.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
Temos nos ouvidos, nos olhos e no coração as belíssimas imagens da JMJ Lisboa 2023 e as intensas mensagens que o Papa Francisco nos deixou.
ver [+]
|