Juventude |
Amadora - Jornada Vicarial da Juventude
Jovens chamados a praticar a Misericórdia
<<
1/
>>
Imagem

Os jovens da Vigararia da Amadora reuniram-se, no passado dia 6 de março, para a Jornada Vicarial da Juventude. Dezenas de jovens refletiram, na paróquia de Alfragide, sobre as obras de misericórdia e, através deste dia, partilharam, entre si, o “ser Igreja”. Publicamos o testemunho da jovem Mafalda Santos, da paróquia da Amadora.

 

A Jornada Vicarial da Juventude da Vigararia da Amadora realizou-se no Domingo 6 de março, na paróquia de Alfragide. Fomos muito bem acolhidos pela paróquia e desde logo começámos a interagir uns com os outros, a fim de nos conhecermos melhor. Da parte da manhã realizámos um Peddy Paper, onde refletimos sobre as obras da misericórdia e, nesse sentido, fizemos um exame de consciência. Além disso, ficámos também a conhecer um pouco melhor como é a vida no Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde vivem os jovens religiosos dehonianos, e como funciona a Refood, uma associação que dá apoio alimentar a famílias mais necessitadas.

Durante a tarde, participámos em workshops, nomeadamente “Os riscos da misericórdia: martírio e missão”, “Chaves para um namoro com êxito”, “Misericórdia: como aproveitá-la” e “Jovens alcançados pela Misericórdia”. Todos eles nos remetiam para a vida na Igreja e para as obras da misericórdia. Houve ainda a adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões. Depois disso, o dia concluiu com a Missa na igreja da Divina Misericórdia.

Apesar da chuva e do vento que se fez sentir, gostei muito deste dia. Permitiu conhecer jovens que, tal como eu, crescem e cresceram no seio desta família que chamamos Igreja. Dias assim proporcionam o convívio e esse mesmo crescimento, uma vez que juntos partilhámos momentos mais lúdicos, em que cantámos, dançámos e demo-nos a conhecer, mas também momentos de reflexão, de adoração. Em todos eles nunca esquecemos que por muito diferentes que sejamos, o amor de Jesus por todos nós é igual e que Ele nos chama a praticar a Misericórdia.

 

fotos por Jornada Vicarial da Juventude da Amadora

 

_____________


Festivais da Canção pelas vigararias

As equipas juvenis das diversas vigararias da Diocese de Lisboa estão a organizar os Festivais Vicariais da Canção Cristã. Através da música, são centenas os jovens que se reúnem, por paróquias ou movimentos, para concorrerem, entre si, e escolherem as músicas que irão estar presentes no Festival Diocesano da Canção Cristã, que se vai realizar no próximo dia 24 de setembro.

 

Próximos festivais:

Alcobaça - 16 de abril, 21h30, paróquia de Famalicão

Lisboa III - 24 de abril, 21h30, Colégio Militar

Cascais - 30 de abril, 21h00, auditório da Boa Nova, Estoril

Oeiras - 30 de abril, 21h30, auditório da igreja de Queijas

Amadora - 30 de abril, 21h30, Escola Secundária Miguel Torga, Massamá

Sintra - 21 de maio, 21h30, auditório da igreja de Rio de Mouro

Mafra - 4 de junho, 21h00, Venda do Pinheiro

  

_____________


JMJ 2016 - Lisboa a Caminho

O primeiro encontro de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reuniu mais de 700 jovens, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. No Domingo 28 de fevereiro, os jovens da Diocese de Lisboa reuniram-se para dar início à caminhada de preparação rumo à JMJ que vai decorrer em julho, na Polónia. Os jovens, vindos de toda a diocese, tiveram a oportunidade de rezar junto da cruz da JMJ que foi entregue, em 1982, pelo Papa João Paulo II aos jovens da Europa e que esteve nos últimos dias na Diocese de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES