Juventude |
I Jornada Vicarial da Juventude da Vigararia de Alcobaça-Nazaré
Jovens em missão pelas ruas de Alcobaça
<<
1/
>>
Imagem
Video

Uma centena de jovens participaram, nos passados dias 7 e 8 de março, em Alcobaça, na I Jornada Vicarial da Juventude. Com o tema “Felizes os que se entregam de coração”, esta “grande celebração de fé” foi uma ocasião para comprometer os jovens no “sonho missionário de chegar a todos”.

 

A Jornada Vicarial começou na manhã de sábado, dia 7, com os jovens a escutarem uma catequese, proferida pelo padre Fernando Escola, Prefeito do Seminário Menor de Penafirme e subordinada ao tema “Evangelizar com Alegria” e alguns testemunhos do Irmão Vítor Lameiras, natural da Paróquia de Évora de Alcobaça e Provincial da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, do casal Nuno e Selma Faustino, da Paróquia de Alfeizerão e da Ir. Suzete, natural da Paróquia de Turquel e Serva de Nossa Senhora de Fátima. Os seminaristas do Seminário Menor de Penafirme também estiveram presentes neste encontro.

A tarde do primeiro dia foi dedicada à evangelização, com grupos em missão pelas ruas da cidade de Alcobaça e em três instituições de solidariedade: o Lar Residencial de Alcobaça, o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça e o Centro de Educação Especial (CEERIA). Estes grupos tiveram também um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento. Ao entardecer, e com a presença de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, os jovens reuniram-se em plenário, onde partilharam as experiências que viveram nessa tarde e testemunharam a presença de Jesus em cada olhar, em cada sorriso, em cada gesto dos utentes das instituições visitadas; no empenho e dedicação dos funcionários dessas instituições; nas pessoas com quem se cruzaram na rua e no tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento. D. Nuno Brás lembrou aos jovens que “não se pode ser cristão sozinho, uma vez que o próprio Deus é comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo”.

Após o jantar, na Fundação Maria e Oliveira, os jovens participaram na Vigília de Oração com adoração ao Santíssimo Sacramento, em ação de graças por todas as experiências de encontro com Jesus vividas nesse dia. Esta celebração foi presidida por D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa.

No Domingo, e segundo dia da I Jornada Vicarial da Juventude, após a oração de Laudes, os jovens encontraram-se com o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que conheceu as suas iniciativas e respondeu às suas perguntas. O almoço e o encontro com as famílias foram os momentos que se seguiram. A Jornada terminou com a celebração da Eucaristia, no Mosteiro de Alcobaça, que concluiu a Visita Pastoral à Vigararia de Alcobaça-Nazaré.

Nesta Jornada Vicarial da Juventude da Vigararia de Alcobaça-Nazaré (www.facebook.com/juventude.vig15), os jovens mostraram que são felizes porque se entregam de coração nesta aventura que é levar a alegria do Evangelho a todos os lugares e comprometeram-se com o sonho missionário de chegar a todos e mostrar Cristo presente. 

 

_________________


Jovens de Lisboa a caminho de Taizé, com D. Manuel Clemente

Os jovens de Lisboa já se estão a preparar para participar no encontro que vai reunir, entre 9 e 16 de agosto de 2015, milhares de jovens, na colina de Taizé, em França. Na companhia de D. Manuel Clemente, os jovens de Lisboa vão participar neste encontro que celebra os 75 anos da comunidade ecuménica, os 100 anos do nascimento do fundador, Irmão Roger, e o 10º aniversário da sua morte.

O Serviço da Juventude organiza a peregrinação diocesana e já deu a conhecer mais pormenores sobre a viagem que tem um custo de 170 euros por pessoa. Segundo a organização do encontro, poderão participar os jovens, a partir dos 18 anos e o alojamento poderá ser feito em tendas ou em alojamentos em aldeias vizinhas.

Mais informações e inscrições estão disponíveis em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

  

_________________


Vídeo promocional da JDJ 2015

O Serviço da Juventude apresentou nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/juventudelisboa) e YouTube (www.youtube.com/juventudelisboa) um vídeo promocional da próxima Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que conta com a participação do Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente. A JDJ 2015 vai acontecer no dia 19 de abril, em Mafra, e terá como tema: “Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5, 8).

Mais informações em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

texto por Diogo Tomás; fotos por Juventude da Vigararia Alcobaça-Nazaré
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES