Juventude |
Taizé – agosto de 2015
Jovens de Lisboa em Taizé com D. Manuel Clemente
<<
1/
>>
Imagem

De 9 a 16 de agosto, vão juntar-se, na colina de Taizé, milhares de jovens numa peregrinação que celebra os 75 anos da comunidade ecuménica, os 100 anos do nascimento do fundador, Irmão Roger, e o 10º aniversário da sua morte.

 

Fazendo memória da vida do Irmão Roger, é uma oportunidade para acolher a sua herança através de um apelo renovado à vida interior e à solidariedade. Também os jovens de Lisboa são convidados a participar, numa peregrinação organizada pelo Serviço da Juventude e que será acompanhada por D. Manuel Clemente. Para todos será uma ocasião para rezar com jovens do mundo inteiro, escutar o que diz a Palavra de Deus sobre a fraternidade entre todos, descobrir no amor de Deus a fonte da solidariedade humana, encontrar pessoas empenhadas na solidariedade do mundo inteiro e refletir sobre alternativas para um desenvolvimento mais justo das nossas sociedades.

Do programa desta semana, no próximo mês de agosto, constam momentos de oração, ateliers artísticos, reflexão conjunta de temas e, no Domingo, uma oração de ação de graças em memória do Irmão Roger.

Mais informações e inscrições em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

 

Somos todos peregrinos, à procura da verdade. Acreditar em Cristo não significa possuir a verdade, mas deixar-nos alcançar por ele, que é a verdade, e caminhar em direção à sua plena revelação. (Irmão Alois)

 

_________________ 

 

Jornada Diocesana da Juventude: Jovens de toda a diocese reúnem-se em Mafra

No próximo dia 19 de abril, todos os jovens da Diocese de Lisboa estão convocados para mais uma Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). Juntamente com o nosso Bispo, D. Manuel Clemente, celebraremos o que nos une – a nossa Fé em Jesus Cristo. É grande o entusiasmo dos jovens de Mafra para acolher os jovens de toda a diocese. Tudo está a ser feito para que esta JDJ seja inesquecível para quem nela participa e para quem, nesse Domingo, se cruzar com animação, o entusiasmo e a alegria próprios de quem se sabe as razões da sua esperança.

 

Preparação para a JDJ

“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” foi o tema lançado pelo Papa Francisco para os jovens em 2015, e por isso propomos aos animadores de grupos de jovens e movimentos da nossa Diocese uma reflexão que pode ser descarregada no site www.juventude.patriarcado-lisboa.pt, e que serve de preparação para a JDJ.

 

_________________


Retiro da Quaresma: Preparar a caminhada até à Páscoa

Na mensagem para a Quaresma, o Papa Francisco desafia-nos: “Gostaria de pedir a todos para viverem este tempo de Quaresma como um percurso de formação do coração”. E a oração é uma das paragens obrigatórias desse percurso. Por isso propomos um retiro para jovens dos 16 aos 30 anos, orientado pelo padre Rui Silva. De 14 de março, na Casa das Irmãs Doroteias, no Linhó. As inscrições decorrem até ao dia 1 de março e poderás encontrar mais informações no site do Serviço da Juventude.

 

_________________


Festivais Vicariais da Canção

Todos os anos dezenas de jovens colocam a sua criatividade, trabalho e talento na criação de canções e na organização de festivais paroquiais e vicariais da canção cristã que se realizam por toda a Diocese de Lisboa. Das canções apresentadas nos Festivais Vicariais sairão as vencedoras as músicas que representarão as respetivas vigararias no próximo Festival Diocesano da Canção Cristã, no dia 26 de setembro.

 

Próximos Festivais Vicariais da Canção Cristã:

Vigararia de Cascais | 7 março | 21h00 | Auditório da Boa Nova

Vigararia de Sacavém | 11 abril | 21h30 | Centro Social e Paroquial da Bobadela

Vigararia Lisboa II | 25 abril | 21h00 | Auditório da Portela

Vigararia Sintra | 9 maio | 21h00 | Igreja de Agualva

textos pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES