Juventude |
Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil
Em conjunto sonhar como chegar a todos
<<
1/
>>
Imagem

O Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil decorreu no passado sábado, dia 11 de outubro, no Seminário dos Olivais. Nesse encontro, os representantes juvenis de toda a diocese refletiram sobre o tema do novo ano pastoral, as propostas para o Sínodo Diocesano de 2016 e acolheram o desafio de D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa, para “uma vida unida a Cristo”.

 

Neste outubro de 2014, vivemos um tempo eclesial privilegiado. Decorre o Sínodo dos Bispos em Roma sobre a Família e os desafios pastorais que se lhe põem no contexto da nova evangelização. Decorre também, já desde o último Dia da Igreja Diocesana a 15 de junho, uma caminhada da nossa Diocese, polarizada pela realização do Sínodo Diocesano, com assembleia marcada para novembro de 2016, mas já com concretização no dia-a-dia, pela forma sinodal que deve marcar a nossa caminhada em Igreja e a procura de respostas para levar a boa-nova a todos.

Não é novidade nenhuma. Se é verdade que temos de nos entregar a um esforço sério para corresponder ao desafio que o nosso Patriarca nos lança de reflexão e ensaio, no sentido de juntos, sob a inspiração de Deus, descobrirmos renovadas formas de fazer o mesmo de sempre – O sonho missionário de chegar a todos (EG 31) –, também é claro que muito desse esforço mais pensado para responder a esse repto tem já um fruto importante – tentarmos em conjunto sonhar como chegar a todos. E isso é bastante sinodal.

Foi neste ambiente que se realizou mais um Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil (CDPJ) no passado dia 11 de outubro. O CDPJ pretende precisamente congregar as diversas realidades de pastoral juvenil da Diocese para as pôr a caminhar juntas. E, também como sempre, não a caminhar juntas só porque sim, mas para um objectivo – evangelizar os jovens mais e melhor. Isso é assim em outubro de 2014, mas também já era em outubro de 1984 e será, se Deus quiser, em outubro de 2034.

Um conselho diocesano é já um acontecimento de comunhão (unidade e diversidade), e um passo fundamental para que ela se realize, se aprofunde e cresça. O próprio conhecimento pessoal entre os conselheiros não é despiciendo: o outro tem um rosto. É claro que os vários “outros” neste “sínodo” trazem consigo uma experiência eclesial que constitui um enriquecimento para o todo. Sentados nesta mesa da comunhão diocesana, podemos conhecer-nos mais, corrigir-nos, potenciar-nos mutuamente, construir em conjunto, obedecer a Deus.

As Bases para a Pastoral Juvenil em Portugal, documento da Conferência Episcopal Portuguesa de 2002, referem-se assim a esta estrutura de comunhão:

«Dado o crescente número de movimentos juvenis de sentido e carisma diverso, uns de raiz diocesana, outros ligados a institutos religiosos e laicais e muitos deles orientados por instâncias nacionais e internacionais, torna-se necessário ou pelo menos útil, o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil para proporcionar o encontro de todos e a sua integração no plano pastoral da Diocese, tornando-os participantes, em igualdade, nas iniciativas diocesanas comuns.» (n.26)

Na nossa Diocese são chamados a ser conselheiros do CDPJ os representantes das 17 vigararias da nossa Diocese (escolhidos normalmente de entre as equipas vicariais de pastoral juvenil), dos diversos movimentos juvenis a operar no Patriarcado de Lisboa, tenham ou não expressão supradiocesana, nacional ou internacional, e ainda os dos sectores diocesanos de pastoral universitária e vocacional. Neste sábado, juntamente com a equipa diocesana do Serviço da Juventude, estávamos cerca de 30 pessoas à mesma mesa.

A presidir à comunhão estava o D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa, na ausência do Senhor Patriarca, a participar no Sínodo romano.

Com as palavras de D. José, os conselheiros foram mais introduzidos naquele que é um dos temas maiores para este ano, no âmbito da pastoral juvenil: não perdendo de vista o sínodo diocesano, teremos um filão importante no tema da próxima mensagem do Papa para o Dia Mundial da Juventude: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). Recordou o Senhor Bispo que a proposta desta Bem-aventurança é antes de mais vivida na própria pessoa de Cristo. A ultrapassagem de todos os perigos e pecados que brotam do coração do homem nunca acontecerá sem Cristo e a sua acção em nós. E para que isso aconteça é fundamental a vigilância e uma vida unida a Ele.

Além das temáticas fundamentais, foram também apresentadas as principais actividades diocesanas, bem como alguns recursos de caminhada espiritual e de formação à disposição dos diversos grupos.

Houve igualmente tempo para apresentar a proposta de caminho sinodal a ser vivida entre os jovens.

Neste contexto, os representantes dos diferentes grupos foram convidados a partilhar os desafios sentidos à comunhão diocesana e a maneira de ultrapassar essas barreiras. Esta partilha teve por base o Guião de Leitura #1, disponibilizado pelo Patriarcado de Lisboa para o caminho sinodal.

 

___________________

 

O EGA_Vigararias.LX está a percorrer a Diocese

O Serviço da Juventude está a percorrer as Vigararias da Diocese de Lisboa, indo ao encontro das Equipas Vicariais e de todos os animadores de grupos de jovens, paroquiais e de Movimentos com o Encontro Geral de Animadores. Consulta as datas em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt/ega_vigararias-lx.

texto pelo padre Carlos Gonçalves, Serviço da Juventude
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES