Juventude |
Rezar (n)o Advento
Para que Ele possa nascer no coração de cada um
<<
1/
>>
Imagem

A proposta do Serviço da Juventude para a preparação do advento foi acolhida por duas dezenas de jovens. Em lugar do habitual Retiro do Advento, houve um dia de oração, preparado para que todos pudessem iniciar este tempo de espera, despertos para a escuta, através da oração. Publicamos o testemunho da Joana Martins Amaral que participou neste encontro.

 

“O Advento é um tempo de paragem, escuta, oração, esperança e expectativa para preparar (…) a vinda d’Aquele que é tudo em todos, que nasce para todos mas que nos escolheu a cada um de nós para sermos seus.”.

Foi com este propósito que no passado dia 7 de dezembro dirigi-me com o meu grupo de jovens ao Seminário dos Espiritanos na Torre d’Aguilha, em São Domingos de Rana, em resposta ao convite do Serviço da Juventude da Diocese de Lisboa - “Rezar (n)o Advento”. Este dia de retiro e reflexão individual foi orientado pelo Pe. Jorge Anselmo, que ao longo do dia nos deu várias pistas de meditação sobre como rezar o Advento e rezar no Advento.

Iniciámos o nosso dia de retiro com a oração da manhã da Igreja, as Laudes, num primeiro momento de oração em comunidade. Seguidamente, foi-nos exposto o primeiro tema do dia sobre o que é o Advento e, como não podia deixar de ser, virámo-nos para Maria, Aquela que acolheu verdadeiramente a Palavra de Deus, primeiramente no seu coração e depois no seu ventre. Ao longo da exposição do tema, o Pe. Jorge foi-nos dando alguns tópicos de meditação, propondo no final do tema um período de reflexão individual em silêncio até à hora de almoço.

Da parte da tarde, continuámos na companhia de Maria, centrando-nos na sua oração de louvor a Deus, o Magnificat (Lc 1, 46-55). Reflectimos então sobre a nossa própria relação com Deus e a nossa espiritualidade, sobre a forma como falamos com Ele, como nos relacionamos com as pessoas que nos rodeiam e de como olhamos o mundo. Ao reflectirmos sobre nós mesmos, fomos sempre interpelados pelo exemplo de Nossa Senhora, que, na sua simplicidade e apesar das dificuldades que atravessava, percebeu a grandiosidade do anúncio do Anjo Gabriel e agradeceu a Deus as maravilhas que Ele fez na sua vida e que quer fazer na vida do Seu povo.

Terminada a exposição do segundo tema, voltámo-nos novamente a recolher com Nosso Senhor, num novo momento de reflexão pessoal, com o intuito de meditarmos sobre o nosso próprio Magnificat, o nosso louvor a Deus pelas maravilhas que Ele opera na nossa vida.

A terminar o dia, voltámo-nos a reunir para celebrar o Sacramento da Eucaristia, onde ainda tivemos a oportunidade de nos colocarmos diante do corpo de Jesus em adoração Eucarística para agradecer o dia e o Seu amor por nós.

No regresso a casa, uma certeza se sobreelevava: o maior desejo do Deus Menino para este Advento é nascer no coração de cada um. E cabe a cada um de nós a preparação do nosso íntimo para O acolher. Assim, é o tempo de nos reconciliarmos com o nosso irmão, é tempo de ajudar aquele que está ao nosso lado e é tempo de agradecer todas as bênçãos que Deus nos concede:

 

Senhor,

Obrigado pelo dom da vida,

E por todas as alegrias que até hoje me concedeste.

Obrigado pelo sol que fazes nascer todos os dias para mim,

E pelo mundo maravilhoso que criaste.

Obrigado pelas pessoas que colocaste no meu caminho

E por me dares a alegria de fazer parte da vida delas e elas da minha.

Obrigado pelas maravilhas que fazes na minha vida

E na vida de todos os que me rodeiam.

Obrigado por cuidares de mim.

Obrigado por nunca me abandonares e esperares sempre por mim.

Obrigado por me teres adoptado como Tua filha.

Obrigado.

(O meu Magnificat)

 

____________


Natal solidário e com valor

 

“É um encontro com o Senhor”. Foi desta forma que o Papa Francisco dava início à caminhada até ao Natal. Sem permitir que o consumo desenfreado nos afaste desse encontro com Ele, deixamos algumas sugestões de prendas muito valiosas, no seu simbolismo e na sua finalidade.

 

O grupo de jovens XPTO de Rio de Mouro, associados à ALVD (Associação de Leigos Voluntários Dehonianos) estão a vender velas com o intuito de apoiar a missão em Angola que decorrerá em Agosto de 2014. Mais informações na paróquia de Rio de Mouro, Sintra.

 

O GPS (Grupo de Pessoas ao Serviço) do Movimento Juvenil de Massamá iniciou em Dezembro a Campanha do Agasalho – uma recolha de cachecóis, gorros, luvas e meias na Igreja Paroquial que serão depois doados a pessoas sem-abrigo da cidade de Lisboa através da Comunidade Vida e Paz, ainda antes do Natal.

 

O Movimento JAM – Juventude Alegria de Maria – realiza neste Advento uma venda de doces no final das Eucaristias dominicais na Igreja de Alvide, paróquia de Alcabideche. A totalidade do valor angariado será aplicado na compra de cobertores e lençóis para as famílias mais carenciadas da sua comunidade.

 

A Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre), instituição dependente da Santa Sé, direciona a sua ação para os locais no mundo onde a Igreja Católica está em maiores dificuldades. Para ajudar essa missão, tem disponível o já habitual Catálogo de Natal, disponível em www.fundacao-ais.pt onde se podem encontrar, para venda, velas do Advento ou de Natal, Livros, Presépios, etc.

Para além destes produtos existe também o telefone 760 450 190 (¤0,60 + IVA) que se destina a ajudar os refugiados da Síria.

 

____________


Taizé: O Encontro Europeu de Jovens está próximo

 

Paris, Varsóvia, Londres, Lisboa, Roma, Budapeste, Genebra, Barcelona são cidades que já acolheram o encontro de Taizé. Como sempre, decorre entre o Natal e o Ano Novo. Este ano de 2013 a cidade escolhida foi Estrasburgo – cidade francesa próxima da fronteira com a Alemanha.

 

Por toda a Europa, centenas de jovens já se preparam para este encontro que decorrerá entre 28 de Dezembro e 1 de Janeiro. À sua espera têm famílias francesas e alemãs, dos dois lados do Reno. Este é um resultado de um trabalho da equipa de preparação, internacional e ecuménica que trabalhou desde setembro, visitando as comunidades cristãs locais, convidando-as a acolherem os jovens.

O responsáveis locais católicos, protestantes e ortodoxos da região,

de ambos os lados da fronteira, estão muito envolvidos na preparação deste encontro e contam com o apoio das autoridades locais.

Para todos os que queiram tirar dúvidas sobre a participação no encontro, podem utilizar o site da comunidade em www.taize.fr ou utilizar os contactos indicados para os grupos da região de Lisboa que preparam esta peregrinação: André Fortes / Tel.: 91 444 63 22 / lisboaestrasburgo@gmail.com ou Pris Oliveira / Tel.: 91 635 39 70 / encontrotaize2013@gmail.com.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES